Gastroenterologia Pediátrica

Gastroenterologia Pediátrica

A gastroenterologia pediátrica, tem como foco de trabalho prevenir, diagnosticar e tratar condições que possam afetar a digestão de pacientes na faixa etária dos 0 aos 19 anos.

O que é pediatria gastroenterológica?

A gastroenterologia é a especialidade da Medicina responsável por tratar do sistema digestivo, com enfoque em órgãos como o êsofago, estômago, intestino delgado e grosso, pâncreas e vesícula.

Quando essa especialidade médica vem acompanhada do termo “pediátrica”, significa que seu enfoque são bebês, crianças, adolescentes e jovens adultos.

Portanto, a pediatria gastroenterológica, também chamada de gastroenterologia pediátrica, tem como foco de trabalho prevenir, diagnosticar e tratar condições que possam afetar a digestão de pacientes na faixa etária dos 0 aos 19 anos.
A pediatria gastroenterológica trata de condições como o refluxo gastroesofágico, doença celíaca, constipação crônica, gastroparesia, obstrução intestinal, acalasia, aerofagia, gastroenterite infantil, dispepsia e flatulência.

Os pacientes devem visitar um especialista em pediatria gastroenterológica quando apresentarem sintomas como vômitos, náuseas, diarreias, constipação, distensão abdominal, gases, cólicas abdominais e até mesmo alergias alimentares.

Para realizar diagnósticos, os médicos especialistas em pediatria gastroenterológica podem receitar exames variados, como exames de ultrassom.

Os médicos saberão orientar os pais sobre a melhor forma de tratar as condições do paciente, sendo que elas podem englobar de mudanças na dieta da criança ao uso de medicamentos e até mesmo cirurgias corretivas.

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos, inclusive especialistas em pediatria gastroenterológica, que estão preparados para oferecer tratamento médico de excelência para pacientes de todas as idades.

Os hospitais e unidades médicas da Rede D’Or São Luiz estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.