Cardiologia Pediátrica

Cardiologia Pediátrica

A pediatria cardiológica é a subespecialidade da cardiologia que, aliada com a pediatria, cuida do coração de bebês, crianças e adolescentes.

O que é pediatria cardiológica?

Os problemas cardiológicos costumam afetar pessoas com mais idade, por conta de fatores de risco que podem estar relacionados, por exemplo, a uma alimentação inadequada e a uma falta de exercícios físicos.

Mas quando as doenças cardiológicas afetam uma criança, que ainda está no seu desenvolvimento físico, é preciso realizar o acompanhamento médico com um especialista em cardiologia pediátrica, capaz de prevenir condições, realizar diagnósticos certeiros e tratar qualquer tipo de condição que possa afetar a criança.

A pediatria cardiológica é a subespecialidade da cardiologia que, aliada com a pediatria, cuida do coração de bebês, crianças e adolescentes.

Certos problemas cardiológicos que afetam crianças podem causar dificuldades na hora em que o pequeno quiser brincar ou se divertir, além de interferir diretamente na velocidade do desenvolvimento de cada uma. Ainda na infância, o corpo humano possui uma grande plasticidade e capacidade de adaptação, que permitem que a pediatria cardiológica realize um trabalho completo em prol do desenvolvimento do paciente.

O diagnóstico de problemas cardíacos em uma criança pode acontecer quando ela ainda está na barriga, durante a realização dos exames pré-natais. É essencial descobrir qualquer condição o mais cedo possível, permitindo que os tratamentos se iniciem o quanto antes.

Algumas condições tratadas pela cardiologia pediátrica incluem a síndrome da hipoplasia do coração esquerdo, sopro cardíaco, arritmia, insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio, além dos defeitos congênitos do coração.

Crianças que possuem síndrome de down também devem realizar acompanhamento constante com a pediatria cardiológica, já que também têm uma maior predisposição a problemas cardíacos.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios médicos, inclusive com especialistas em pediatria cardiológica, espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 30 mil partos.