Reumatologia Pediátrica

Reumatologia Pediátrica

A reumatologia pediátrica é a especialidade responsável pelo estudo das doenças que afetam o tecido conjuntivo, presente em diversos tecidos, como articulações, ligamentos, ossos, tendões e mesmo músculos em crianças e adolescentes.

O que é reumatologia pediátrica?

A reumatologia é a especialidade responsável pelo estudo das doenças que afetam o tecido conjuntivo, presente em diversos tecidos, como articulações, ligamentos, ossos, tendões e mesmo músculos.

Quando essas doenças acometem indivíduos de 0 a 19 anos, eles são encaminhados à reumatologia pediátrica.

Devido a fase de crescimento e desenvolvimento durante infância e juventude, o acompanhamento da reumatologia pediátrica no caso de doenças do tecido conjuntivo é muito importante, pois existem particularidades relacionadas à faixa etária do indivíduo.

Algumas doenças tratadas pela reumatologia pediátrica incluem lúpus,  artrite reumatoide juvenil, dermatomiosite, febre reumática, sarcoidose, uveíte e policondrite recorrente

Geralmente, o menor é encaminhado para reumatologia pediátrica após ter passado pelo pediatra, no entanto, caso a criança apresente febre prolongada sem outros sintomas, dores articulares sem causa aparente, dificuldade para realizar movimentos, além de suspeita de doença autoimune, é recomendado que visite o reumatologista pediátrico para avaliação. 

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.