Home / - Exames e Procedimentos /
- Ressonância Magnética /
- Mielografia por Ressonância Magnética de Coluna Lombar
Mielografia por Ressonância Magnética de Coluna Lombar
Sinônimos
- Mielografia Por Ressonância Magnética de Coluna Lombar
- Mielorm Lombar
O que é Mielografia por Ressonância Magnética de Coluna Lombar?
A mielografia é um exame de imagem feito para avaliar a medula espinhal. Neste caso ela foca na região que compreende a sua porção final, chamada de coluna lombar.
A avaliação é realizada por meio de uma ressonância magnética comum, podendo ou não ser utilizado o contraste.
Como é feita a Mielografia por Ressonância Magnética de Coluna Lombar?
O paciente deve se deitar numa maca, que desliza para o interior de um grande equipamento circular, como um túnel.
O aparelho usa um campo magnético e ondas de rádio para produzir as imagens. O equipamento possui aberturas nas extremidades da cabeça e dos pés. Em caso de claustrofobia ou de outras questões do gênero, o exame pode ser conduzido sob sedação.
Em alguns casos, para melhor visualização de aspectos vasculares e outras estruturas, pode ser necessário o uso de contraste. Este deve ser aplicado no paciente antes de sua entrada no aparelho.
Para que serve a Mielografia por Ressonância Magnética de Coluna Lombar?
O exame analisa alterações do interior da coluna vertebral, como hérnias de disco, tumores, inflamações ou lesões nos nervos. Ele costuma ser recomendado no caso de dores ou formigamentos nas costas, por exemplo.
Qual especialista pode solicitar a Mielografia por Ressonância Magnética de Coluna Lombar?
O exame pode ser realizado a pedido de um neurologista ou de um ortopedista, por exemplo.
Preparativos para o exame
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Mielografia por Ressonância Magnética de Coluna Lombar e as orientações para casos com anestesia.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!