Este exame é indicado para rastrear alterações nas estrutura de problemas da hipófise e das estruturas ósseas próximas, como a sela túrcica.
A ressonância magnética (RM) é um exame de imagem que permite a visualização de estruturas anatômicas, como ossos e músculos, sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, portanto de maneira não invasiva.
No caso da ressonância magnética da sela túrcica, o procedimento possibilita a avaliação da hipófise, uma glândula localizada no cérebro, responsável por produzir diversos hormônios.
O exame de ressonância magnética da sela túrcica é indicado para identificar alterações na hipófise e em estruturas ósseas próximas. Dessa forma, pode atuar no diagnóstico de condições como:
Após receber as instruções da equipe, o paciente deita uma maca, que se moverá para dentro da máquina de ressonância magnética. Sua cabeça é cuidadosamente posicionada para garantir a precisão das imagens. É preciso permanecer imóvel durante o procedimento, que costuma durar de 15 minutos a 1 hora.
O equipamento emite um campo magnético e ondas de radiofrequência. O paciente ouvirá sons altos e repetitivos, que são normais e fazem parte do processo. Fones de ouvido ou tampões auriculares podem ser oferecidos para reduzir o desconforto.
O médico pode indicar o uso de contraste para melhorar a visualização das estruturas e/ou anestesia para manter a imobilidade, especialmente quando o paciente possui claustrofobia ou dores intensas. Muitas vezes, a recomendação também serve para crianças pequenas e pessoas com necessidades especiais.
O equipamento é bastante seguro e possui iluminação e ventilação adequada. Com uma preparação bem orientada e conhecimento do que esperar, os pacientes podem realizar o exame com mais tranquilidade.
O exame pode ser solicitado por diversos médicos especialistas, como endocrinologistas, neurologistas e neurocirurgiões.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ressonância magnética da sela túrcica (hipófise), além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Saiba como se preparar para o exame de Ressonância Magnética da Sela Túrcica (Hipófise).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003 3230.