Ressonância Magnética da Pelve

Neste exame podemos estudar as estruturas anatômicas que compõem a pelve, como o útero (no sexo feminino), a próstata (nos homens), a bexiga, cólon e reto, além dos músculos e ossos que compõem essa região em busca de condições adversas.

O que é Ressonância Magnética da Pelve?

A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como ossos e músculos sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, portanto menos invasiva.

No caso da  Ressonância Magnética da Pelve, podemos estudar as estruturas anatômicas que compõem a pelve, como o útero (no sexo feminino), a próstata (nos homens), a bexiga, cólon e reto, além dos músculos e ossos que compõem essa região em busca de condições adversas.

Também conhecido por: Ressonância de pelve feminina com avaliação de compressão de veia ilíaca, Ressonância de pelve feminina com  avaliação de síndrome de cockett, Ressonância de pelve feminina com avaliação de síndrome may-tahurner, Ressonância Magnética abdômen inferior feminino, Ressonância Magnética de canal anal feminino, Ressonância Magnética de fístula perianal feminina, Ressonância Magnética de região inguinal feminina, Ressonância Magnética diafragma pélvico feminino, Ressonância Magnética pélvica feminina, RM abdômen inferior feminino, RM de anel pélvico, RM de canal anal feminino, RM diafragma pélvico feminino, RM pelve feminina, RM reto feminino, Ressonância de pelve feminina com cockett, Ressonância Magnética pelve feminina, RM de fístula perianal feminina.

 

Como é feito o exame Ressonância Magnética da Pelve?

O exame de Ressonância Magnética da Pelve é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca que desliza para dentro de um aparelho circular, sendo possível visualizar diferentes estruturas. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame.  O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequados.

A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso deve-se remover objetos metálicos antes do exame.

Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.

 

Para que serve o Exame Ressonância Magnética da Pelve?

Grande variedade de condições pode ser confirmada ou descartada com a  Ressonância Magnética da Pelve. É possível diagnosticar endometriose, miomas uterinos e cistos nos ovários, no sexo feminino. 

Em pacientes do sexo masculino, o estudo pode ser realizado em caso de suspeita de câncer de próstata, além da hiperplasia da próstata.

Câncer de cólon e reto, disfunção do movimento pélvico e problemas na bexiga também podem ser diagnosticados com a  Ressonância Magnética da Pelve.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3131-7878 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3131-7878.

Exames e Procedimentos relacionados