Cirurgia

Cirurgia de Joelho

Entre os procedimentos cirúrgicos da ortopedia, as cirurgias de joelho são as de maior demanda.

O que é Cirurgia de Joelho?

Entre os procedimentos cirúrgicos da ortopedia, as cirurgias de joelho são as de maior demanda. Entre os principais motivos: acidentes com veículos automotivos ou prática de esportes; lesões degenerativas, como desgaste ósseo e de articulações do organismo. Buscando a rápida melhoria do paciente, ou mesmo otimizar sua qualidade de vida, os cirurgiões ortopedistas da Rede D’Or São Luiz atuam em sinergia com outros profissionais, utilizando das mais relevantes tecnologias diagnósticas e de tratamento.

E, quando os tratamentos conservadores (medicação e/ou fisioterapia) não funcionam, a cirurgia se faz necessária e requer expertise da equipe médica para sua perfeita realização. Os cirurgiões ortopédicos da Rede D’Or São Luiz atingem este patamar e se utilizam da tecnologia como alinhada, principalmente no estudo pré-cirúrgico, através da possibilidade de impressão 3D dos exames de imagem e/ ou utilização do sistema Cinematic Rendering – ambos aptos a uma visualização mais precisa dos exames para um planejamento cirúrgico mais preciso.

As operações no joelho mais comuns são:

  • Artroscopia: Trata-se de um procedimento invasivo que pode ser indicado para examinar, como também tratar problemas na articulação do joelho;
  • Artroplastia: Cirurgia que visa a reconstrução das partes danificadas;
  • Substituição total do joelho: Procedimento quando há necessidade de substituição de toda a estrutura danificada por uma prótese de joelho (seja metal ou plástica). Geralmente, ocorre em pacientes mais idosos;
  • Cirurgia do joelho parcial: Remove apenas parte da estrutura danificada;
  • Ressecção: Este procedimento cirúrgico faz a remoção de parte do tecido, tensão ou osso danificado;
  • Cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA): Cirurgia importante para manter/devolver a estabilidade da articulação ao envolver um ligamento importante do joelho.