
Cirurgia de Quadril
O quadril é uma estrutura extremamente importante para o corpo humano, sendo responsável por sustentar boa parte de seu peso. Ele é composto pela articulação que conecta o fêmur aos ossos da bacia. Existem alguns tipos de cirurgia no quadril, que vão variar de acordo com as necessidades do paciente.
O que é a cirurgia de quadril?
O quadril é uma estrutura extremamente importante para o corpo humano, sendo responsável por sustentar boa parte do nosso peso. Ele é composto por várias estruturas, incluindo ossos, cartilagens, ligamentos, músculos e nervos.
A cirurgia de quadril, portanto, é um procedimento realizado para tratar diversos problemas que acometem a região.
Para que serve a cirurgia de quadril?
A cirurgia de quadril serve para aliviar a dor, restaurar a mobilidade e melhorar a qualidade de vida de pacientes que têm problemas como:
- Artrose;
- Artrite reumatoide;
- Fraturas;
- Necrose na cabeça do fêmur;
- Displasia do quadril.
Em quais casos a cirurgia de quadril é recomendada?
Por ser uma articulação muito utilizada no dia a dia, o quadril pode sofrer alguns problemas e desgastes por conta da idade ou de doenças previamente existentes. Os tipos mais comuns de cirurgia de quadril são:
- Correção de fratura: podem ser indicadas para reparar fraturas na região conhecida como cabeça do fêmur, na parte mais estreita do osso, logo abaixo da cabeça (colo), ou nas saliências localizadas abaixo dessa região. A cirurgia é o tratamento mais eficaz para fraturas;
- Artroscopia: é a cirurgia realizada na região do quadril para a substituição da cabeça do fêmur e/ou da articulação da região. Ela costuma ser recomendada para melhorar a qualidade de vida de pacientes que possuem doenças como artrite reumatoide, osteoartrite e até em casos de fraturas, dependendo da gravidade.
Quais exames podem ser solicitados para realizar uma cirurgia de quadril?
Antes de toda cirurgia, os médicos devem solicitar exames para avaliar o paciente por completo. No caso da cirurgia de quadril, normalmente são pedidos exames de imagem, tais como raio-x e ressonância.
Além disso, exames de sangue (hemograma, glicemia, função hepática, função renal e coagulograma) e avaliações do coração (eletrocardiograma/ecocardiograma) também são comuns.
Como funciona o pós-operatório da cirurgia de quadril?
As dores fazem parte do processo natural de recuperação da cirurgia, mas podem ser amenizadas pelo uso de medicamentos administrados ainda no hospital. É importante também que o paciente realize sessões de fisioterapia – com recomendação médica – a partir do primeiro dia de pós-operatório.
Isso irá ajudar no alívio da dor e na recuperação muscular do local afetado. Além disso, são recomendados alguns cuidados no movimento das pernas, como evitar cruzá-las e se sentar em locais baixos, por exemplo.
Quais são os benefícios da cirurgia de quadril em relação aos tratamentos convencionais?
A cirurgia de quadril oferece um resultado mais eficaz, sobretudo para pacientes que não tiveram boas respostas aos tratamentos convencionais.
O procedimento pode proporcionar ao paciente alívio da dor, melhora da mobilidade, correção de deformidades, redução do uso de medicamentos e mais qualidade de vida.
Quais são os riscos e efeitos colaterais da cirurgia de quadril?
A cirurgia de quadril é considerada segura e eficaz, mas, como qualquer procedimento cirúrgico, envolve riscos. A maioria das complicações é rara, especialmente se o paciente segue corretamente as orientações médicas. São algumas delas: trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infecções, luxação da prótese (caso haja) e lesão nervosa.
Qual é o tempo de recuperação após a cirurgia de quadril?
A recuperação vai depender do caso e da complexidade da cirurgia, mas a média gira em torno de 3 a 6 meses. Pode se estender em casos mais complexos.
Quais são os sintomas que melhoram após a cirurgia de quadril?
A cirurgia de quadril proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente, aliviando diversos sintomas que afetam a mobilidade e o bem-estar, como a dor intensa, a limitação de movimentos, a fraqueza muscular e os inchaços recorrentes.
Qual médico realiza a cirurgia de quadril?
O responsável por realizar a cirurgia de quadril é o médico ortopedista.
Qual é a formação do cirurgião especializado em quadril?
O profissional deverá ter feito o curso completo de medicina, residência em ortopedia e traumatologia e um curso de especialização na região do quadril.