Raio-X Panorâmica de Mandíbula (Ortopantomografia)

Neste exame, capturamos a imagem panorâmica da mandíbula, permitindo observar em detalhes a dentição para localização e posicionamento das raízes dos dentes, além de outros detalhes de estruturas presentes na mandíbula.

Sinônimos

  • ORTOPANTOMOGRAFIA

O que é Raio-X Panorâmica de Mandíbula (Ortopantomografia)?

O Raio-X é um dos exames de imagem mais comuns e solicitados devido à sua acessibilidade e por não exigir preparo prévio e não ser invasivo. O exame de raio-X estuda ossos e musculatura, permitindo também observar órgãos.

O exame de raio-X pode ser solicitado pelo seu médico em seus exames de rotina para investigar alguma anormalidade ou pode ser feito em emergência e urgências hospitalares.

Por meio do Raio-X Panorâmica de Mandíbula (ortopantomografia), capturamos a imagem panorâmica da mandíbula, permitindo observar em detalhes a dentição para localização e posicionamento das raízes dos dentes, além de outros detalhes de estruturas presentes na mandíbula.

É um exame bastante solicitado pelos dentistas para ter uma visão mais ampla das estruturas bucais.

 

Como é feito o exame Raio-X Panorâmica de Mandíbula (Ortopantomografia)?

Para a realização do Raio-X Panorâmico de Mandíbula (ortopantomografia), o paciente ficará em pé ou sentado, imóvel e com a língua no céu da boca. O aparelho que faz a emissão dos raios X ficará alguns segundos girando em torno da cabeça do paciente, registrando todas as estruturas intrabucais.

Ele poderá ter que apoiar o rosto em uma estrutura, encaixando o queixo em um suporte, ou utiliza-se afastadores que permitem melhor imagem da mandíbula.

 

Para que serve o Exame Raio-X Panorâmica de Mandíbula (Ortopantomografia)?

De modo geral, o exame de Raio-X Panorâmica de Mandíbula (ortopantomografia) é usado para fins ortodônticos, para tratamentos de remoção de um dente do siso ou colocação de aparelho dentário.

O exame de Raio-X Panorâmica de Mandíbula (ortopantomografia) também pode ser usado para o estudo de lesões na mandíbula, problemas na ATM (articulação temporo-mandibular) e tumores.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3216-2222 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3216-2222.

Exames e Procedimentos relacionados