Cirurgia

Cirurgia Buco Maxilo Facial

A especialidade médica da cirurgia bucomaxilofacial também pode ser chamada de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Nesse tipo de intervenção médica, os cirurgiões possuem uma especialização abrangente, que engloba tanto técnicas da Medicina quanto técnicas da Odontologia para tratar de problemas que atingem a face, a boca, o maxilar, o pescoço e o nariz.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia bucomaxilofacial?

A especialidade médica da cirurgia bucomaxilofacial também pode ser chamada de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Nesse tipo de intervenção médica, os cirurgiões possuem uma especialização abrangente, que engloba tanto técnicas da Medicina quanto técnicas da Odontologia para tratar de problemas que atingem a face, a boca, o maxilar, o pescoço e o nariz.

Uma cirurgia bucomaxilofacial pode ser realizada em um paciente que sofreu um trauma, como um acidente de carro, e precisa ser operado para devolver qualidade de vida e funcionalidade a essa região do corpo.

Diferentemente da cirurgia plástica, esse tipo de procedimento não possui um viés estético e busca mais corrigir deformidades nos ossos e articulações do que nos tecidos moles, como a pele e os músculos, como faz a cirurgia plástica.

A cirurgia bucomaxilofacial pode ser feita em pacientes que passam por doenças e condições médicas como câncer de boca, fraturas faciais, cistos, prognatismo, mordida errada, problemas na ATM (articulação temporomandibular) que podem causar dificuldades na fala, na mordida e estalos quando a boca é aberta, e apneia do sono. Certas remoções de dentes, como as que são feitas nos dentes do siso que estão atravessados, também entram debaixo do ramo da cirurgia bucomaxilofacial.

Para tratar o paciente de forma completa, os médicos especializados em cirurgia bucomaxilofacial podem fazer o uso de implantes, próteses e até mesmo enxertos ósseos que são geralmente retirados da bacia do próprio paciente.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil procedimentos cirúrgicos. Os hospitais da Rede D’Or São Luiz possuem especialistas em cirurgia bucomaxilofacial espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco e Bahia.