Cirurgia

Cirurgia de Ombro

Também chamada de artroscopia, a cirurgia de ombro pode ser feita para tratar de condições como a luxação e a instabilidade no ombro, além de fraturas e capsulites.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia de ombro?

O ombro é uma das articulações mais importantes do corpo humano, afinal, é ele que permite que façamos tarefas como dirigir, escrever e digitar no computador. Quando existe algum problema que afeta o ombro, os ossos que compõem a articulação, assim como seus ligamentos, nervos e músculos, pode ser necessária a realização de uma cirurgia no ombro para facilitar a recuperação do paciente e devolver a ele sua qualidade de vida.

Uma cirurgia é todo e qualquer tipo de procedimento médico que requer a intervenção, manual ou instrumental, do médico no paciente. Quando feita no ombro, ela pode levar o nome de artroscopia. Nesse tipo de tratamento médico, é inserida uma câmera dentro da articulação, que permite ao médico visualizar seu interior e realizar reparos diversos. Essa variedade de cirurgia de ombro pode ser feita para tratar de condições como a luxação e a instabilidade no ombro, além de fraturas e capsulites.

Certos casos médicos de desgaste extremo da articulação requerem que o paciente faça o uso de próteses, que também são implantadas por meio de uma cirurgia no ombro. Esse tipo de procedimento é chamado de artroplastia, sendo que ele pode ser total ou parcial, que é quando há a substituição somente de parte da articulação do ombro do paciente.

Existem ainda cirurgias de ombro de ligamento rompido, que fazem a reconexão desses ligamentos, devolvendo ao paciente sua liberdade de movimento. Esses procedimentos podem ser feitos usando técnicas que advém, por exemplo, da microcirurgia reconstrutiva.

A recuperação da cirurgia de ombro varia muito entre cada caso, sendo que alguns pacientes devem ficar com a região imobilizada até a recuperação total e outros pacientes devem iniciar de imediato o acompanhamento com o fisioterapeuta, que pode ensiná-lo a fortalecer a musculatura dessa região, por exemplo.

Para chegar a um diagnóstico de cirurgia de ombro, é necessário realizar exames médicos diversos, que podem ser Raio-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e até mesmo ecografias, que são feitas diretamente na região do ombro.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil procedimentos cirúrgicos, em seus hospitais que estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia.