Cirurgia

Neurocirurgia Oncológica

A neurologia é um tipo de especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que podem afetar o sistema nervoso, incluindo cérebro, medula espinhal, tronco encefálico e os nervos espalhados pelo corpo humano, como o nervo ciático. A neurocirurgia é uma sub-especialização da neurologia, que foca nos procedimentos cirúrgicos que podem ser necessários para tratar de condições que afetam essa região do corpo.A neurocirurgia oncológica, por sua vez, também pode aparecer com o nome de neuro-oncologia, sendo que ela é responsável pelo tratamento cirúrgico de cânceres e tumores que podem surgir no sistema nervoso do corpo humano.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é neurocirurgia oncológica?

A neurologia é um tipo de especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que podem afetar o sistema nervoso, incluindo cérebro, medula espinhal, tronco encefálico e os nervos espalhados pelo corpo humano, como o nervo ciático. A neurocirurgia é uma sub-especialização da neurologia, que foca nos procedimentos cirúrgicos que podem ser necessários para tratar de condições que afetam essa região do corpo.

A neurocirurgia oncológica, por sua vez, também pode aparecer com o nome de neuro-oncologia, sendo que ela é responsável pelo tratamento cirúrgico de cânceres e tumores que podem surgir no sistema nervoso do corpo humano.

Além da cirurgia, os médicos com essa especialidade dialogam continuamente com oncologistas e neurologistas, de forma a oferecer o melhor tratamento para ajudar o paciente a se recuperar completamente.

Essa integração é essencial porque, por vezes, para que os procedimentos cirúrgicos sejam mais simples e tenham chances mais efetivas de recuperação, é preciso alinhar a data da cirurgia com tratamentos quimioterápicos e de radioterapia que podem fazer com que o tumor diminua de tamanho, por exemplo.

A neurocirurgia oncológica faz uso constante de equipamentos específicos, como a ressonância transoperatória, que funciona como um “mapa” do cérebro para o médico que está realizando a cirurgia. Tudo isso para que as sequelas sejam minimizadas e a operação seja um verdadeiro sucesso.

A Rede D’Or São Luiz é referência no tratamento oncológico por meio da Oncologia D’Or, uma rede de 40 clínicas espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 220 mil cirurgias, sendo que nos últimos três anos foram feitos mais de 4 mil procedimentos utilizando a moderna e inovadora tecnologia da cirurgia robótica.