Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo

Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo

A cirurgia oncológica do aparelho digestivo é um procedimento cirúrgico para tratar de cânceres e tumores que podem crescer no sistema digestivo, em lugares como estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso, cólon e reto.

O que é cirurgia oncológica do aparelho digestivo?

Uma cirurgia é qualquer tipo de procedimento médico que requer uma intervenção, manual ou por meio de instrumentos, do médico no paciente. Por vezes, essa cirurgia é realizada para tratar de cânceres e tumores que podem afetar uma determinada região do corpo humano.

No caso da cirurgia oncológica do aparelho digestivo, trata-se um procedimento cirúrgico para tratar de cânceres e tumores que podem crescer no sistema digestivo, em lugares como estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso, cólon e reto.

Dependendo da localização do câncer, a cirurgia oncológica do aparelho digestivo pode ser realizada utilizando métodos menos invasivos, como a laparoscopia, que envolve a inserção no corpo do paciente de um aparelho com uma câmera na ponta, permitindo que o médico trate a região sem a necessidade de realizar cortes muito grandes ou profundos.

O tempo de recuperação de uma cirurgia de laparoscopia é menor do que o de uma cirurgia tradicional, e as chances de hemorragia também são menores. Geralmente, o procedimento feito por laparoscopia é indicado para tratar o câncer de cólon e o câncer de reto.

Certos casos de cirurgia oncológica do aparelho digestivo também podem ser feitos utilizando a tecnologia da cirurgia robótica. O robô DaVinci chegou ao Brasil em 2008 e a Rede D’Or São Luiz possui 10 robôs espalhados por 9 hospitais diferentes.

Os médicos especializados em cirurgia oncológica do aparelho digestivo trabalham em conjunto com outros especialistas, como oncologistas, na busca de uma fórmula de tratamento que promova o retorno da qualidade de vida ao paciente o mais rápido possível.