Cirurgia de Mama

Cirurgia de Mama

As mamas são estruturas muito delicadas nas mulheres ou homens. Devido a estética ou doenças como o câncer, existem vários tipos de cirurgia de mama com objetivos diversos.

Quais são os tipos de cirurgia de mama?

As mamas são estruturas muito delicadas nas mulheres ou homens. Devido a estética ou doenças como o câncer, existem vários tipos de cirurgia de mama com objetivos diversos.

A cirurgia de mama está indicada no combate ao câncer, removendo o tumor e parte do tecido que o rodeia, ou por motivo estético, como elevação de mamas caídas, por exemplo. Há ainda casos de cirurgia de mama que combinam os 2 procedimentos, remoção da mama e recuperação completa da paciente. 

A seguir, conheça alguns dos tipos de cirurgia de mama realizados no câncer de mama:

  • Mastectomia: procedimento cirúrgico que envolve remoção parcial ou total da mama, pele, aréola e mamilo. Logo após o procedimento costumam ser realizadas cirurgias de reconstrução da mama, em busca de aparência mais próxima possível do normal.
  • Adenectomia: remoção de toda a glândula mamária, mantendo outros componentes como mamilo e aréola. 
  • Quadrantectomia: Na quadrantectomia, ocorre a remoção do tumor, bem como parte da área a seu redor, sem necessidade de remoção de toda a mama ou todo o tecido glandular, como nos outros procedimentos.

Em alguns casos, visando conter o câncer, remove-se os linfonodos da axila. 

Vale lembrar que a cirurgia de mama no câncer de mama varia muito conforme paciente e estadiamento da doença.

Quanto à estética, inúmeras cirurgias de mama também são realizadas. Os procedimentos mais comuns são:

  • Mamoplastia redutora: ou cirurgia de redução de mama, procedimento que busca ajudar na melhor proporção das mamas em relação ao corpo. Algumas mulheres sentem fortes dores nas costas devido ao peso das mamas.
  • Mamoplastia de aumento: cirurgia para aumento das mamas. Realizada com o auxílio de próteses de silicone.
  • Mastopexia para levantar os seios: Também conhecida como cirurgia para levantar a mama ou mesmo de lifting, a mastopexia é um procedimento que dá  forma às mamas que se apresentam flácidas devido à idade ou aleitamento ou ainda perda brusca de peso.

A cirurgia de mama deve ser bem discutida com seu médico visando obter os melhores resultados, discutindo expectativas e realidade.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.