Cirurgia

Neurocirurgia da Coluna

A coluna vertebral é uma das mais delicadas áreas do corpo humano. Além de fornecer a sustentação para o corpo e para seus órgãos principais, como o coração e o pulmão, é por dentro da coluna vertebral que passam os nervos e terminações nervosas responsáveis pelas sensações nos membros e pelos movimentos. É por conta desse caráter de suma importância para o bom funcionamento do corpo humano que a coluna possui seu próprio nicho, quando o assunto são cirurgias direcionadas à essa área do corpo: é a neurocirurgia da coluna.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é neurocirurgia da coluna?

A coluna vertebral é uma das mais delicadas áreas do corpo humano. Além de fornecer a sustentação para o corpo e para seus órgãos principais, como o coração e o pulmão, é por dentro da coluna vertebral que passam os nervos e terminações nervosas responsáveis pelas sensações nos membros e pelos movimentos.

É por conta desse caráter de suma importância para o bom funcionamento do corpo humano que a coluna possui seu próprio nicho, quando o assunto são cirurgias direcionadas à essa área do corpo: é a neurocirurgia da coluna.

Para além do viés ortopédico, as neurocirurgias da coluna tratam dos nervos e do sistema nervoso que passa por dentro dos discos que formam a coluna.

Por vezes, o neurocirurgião especializado em coluna pode tratar de condições como hérnia de disco, protrusão de disco, dores no nervo ciático e a estenose ou síndrome do canal lombar estreito.

Alguns dos tratamentos da neurocirurgia da coluna podem incluir os bloqueios e infiltrações que tratam de dores na coluna, nos membros e formigamentos nas extremidades do corpo, como mãos e pés.

O preparo pré-cirúrgico da neurocirurgia da coluna é feito de forma ampla, com exames de imagens diversos como Raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Certos casos da neurocirurgia da coluna são realizados com o auxílio da especialidade médica da microcirurgia reconstrutiva e até da cirurgia robótica, sendo que esse tipo de procedimento médico permite que o tratamento seja feito de forma menos invasiva, diminuindo as chances de sangramento e o tempo de recuperação do paciente.

A Rede D’Or São Luiz possui 10 robôs localizados em 9 hospitais diferentes, sendo eles o Copa Star, Copa D’Or, Quinta D’Or, Barra D’Or, São Luiz Itaim, São Luiz Morumbi, Hospital Brasil, Hospital Santa Luiz e Hospital Esperança.

Essa tecnologia chegou ao Brasil em 2008 e é facilitada por meio do robô DaVinci. Nos últimos 3 anos, a Rede D’Or São Luiz realizou mais de 4 mil procedimentos médicos por meio da cirurgia robótica.