Cirurgia

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica é um tipo de intervenção médica realizada no aparelho digestivo para ajudar o paciente a passar pelo processo de emagrecimento.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um tipo de intervenção médica realizada no aparelho digestivo para ajudar o paciente a passar pelo processo de emagrecimento.

Esse tipo de tratamento costuma ser indicado para pacientes com obesidade mórbida, ou a obesidade de grau III, e com um IMC (índice de massa corpórea) acima de 35, quando associado a outras condições médicas como apneia do sono, diabetes, hipertensão arterial e problemas como gordura excessiva no sangue, ou acima de 40.

Para serem indicados a esse tipo de tratamento, os pacientes devem ter tentado perder peso por pelo menos dois anos, sem sucesso, mesmo com o auxílio de medicamentos, alimentação regrada e exercícios físicos.

Normalmente, a cirurgia bariátrica costuma ser recomendada por uma equipe médica, e o paciente que passa por esse tipo de tratamento precisa consultar médicos diversos como cirurgiões, nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, cardiologistas, psiquiatras e até mesmo fisioterapeutas. O objetivo é fazer o paciente entender que, para além do tratamento cirúrgico, é preciso fazer uma total mudança de hábitos para retomar a qualidade de vida e um estilo saudável de viver.

Além da perda de peso, uma cirurgia bariátrica costuma ajudar o paciente na recuperação de sua saúde, em relação às condições médicas normalmente associadas ao excesso de peso, como a diabetes e a hipertensão arterial.

Adolescentes acima de 16 anos de idade podem passar pela cirurgia bariátrica, mas é preciso atingir critérios específicos para que esse tipo de procedimento seja realizado. Entre eles estão o insucesso nas tentativas de perda de peso e a obesidade como um grande risco de vida para o indivíduo.

Quais são os tipos de cirurgia bariátrica?

Ao todo, existem quatro tipos de cirurgia bariátrica. A Rede D’Or São Luiz está autorizada e capacitada a realizar todos os quatro tipos existentes de cirurgia bariátrica.

Confira todos os tipos de cirurgia bariátrica:

  • – Cirurgia bariátrica bypass: Também chamada de bypass gástrico ou de gastroplastia com “Y de Roux”, esse tipo de cirurgia bariátrica diminui consideravelmente a capacidade do estômago, deixando o órgão com apenas 10% de seu tamanho original, além de fazer um desvio do estômago ao intestino inicial que diminui a quantidade de alimentos ingeridos. Com isso, o paciente precisa comer menos comida para atingir a sensação de saciedade e consegue perder peso com mais facilidade. Cerca de 75% das cirurgias bariátricas existentes são feitas usando esse método, que costuma trazer menos efeitos colaterais ao paciente de uma forma geral
  • – Cirurgia bariátrica sleeve: Esse tipo de cirurgia é conhecido também como gastrectomia vertical. Nesse tratamento, o estômago tem cerca de 70% a 85% de seu tamanho reduzido, sendo transformado em um grande tubo estreito, que não compromete a absorção dos nutrientes e vitaminas e auxilia o paciente na perda de peso.
  • – Derivação Bilio-pancreática: Também chamada de cirurgia bariátrica derivativa, ela é quase uma combinação das técnicas sleeve e bypass, onde é criado um acesso que leva parte dos alimentos ingeridos diretamente do estômago ao intestino grosso, sem passar pelo processo total de digestão, e o estômago também passa por uma redução.
  • – Banda gástrica ajustável: Essa técnica pode ser chamada de balão gástrico e consiste na inserção de um balão de silicone no estômago, que é preenchido com uma solução salina. Por meio de um implante localizado debaixo da pele, o paciente pode acionar o balão para que ele seja preenchido na hora das refeições, fazendo com que o estômago diminua de tamanho. Essa é uma das técnicas menos utilizadas de cirurgia bariátrica.

Algumas das cirurgias bariátricas podem ser realizadas por meio da técnica da cirurgia robótica, sendo que a Rede D’Or São Luiz possui 10 robôs espalhados por 9 hospitais diferentes. A tecnologia da cirurgia robótica, feita por meio do robô DaVinci, chegou ao Brasil em 2008 e é uma forma de realizar procedimentos e tratamentos diversos de forma menos invasiva, facilitando a recuperação do paciente.

A Rede D’Or São Luiz possui mais de 5,6 mil leitos e realiza mais de 229 mil cirurgias por ano. Os hospitais da Rede D’Or São Luiz estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia.