Cirurgia

Cirurgia de Pé e Tornozelo

Geralmente, a cirurgia de tornozelo é indicada para tratar pacientes que sofreram problemas como fraturas e torções, instabilidade ligamentar, fascite plantar e esporão do calcanhar.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia de pé e tornozelo?

Uma cirurgia é todo e qualquer tipo de procedimento médico que precisa de uma intervenção, manual ou instrumental, do médico no paciente. Quando essa cirurgia precisa ser feita nos pés ou nos tornozelos de um determinado indivíduo, dá-se a ela o nome de cirurgia de pé e tornozelo.

As estruturas, apesar de diferentes e de cumprirem funções diferentes dentro do corpo humano, ficam muito próximas uma das outras e se conectam por meio de tendões e nervos que passam por ambas. Por conta disso, os especialistas da Ortopedia e da Reumatologia costumam se especializar em ambos os nichos, ainda que a cirurgia seja requerida somente em uma das áreas.

Geralmente, a cirurgia de tornozelo é indicada para tratar pacientes que sofreram problemas como fraturas e torções, instabilidade ligamentar, fascite plantar e esporão do calcanhar.

A cirurgia no tornozelo tem um tempo de recuperação que varia de paciente para paciente, sendo que por vezes é necessário realizar a imobilização temporária da área depois do tratamento, além de sessões de fisioterapia para ajudar na recuperação total do paciente.

A cirurgia de tornozelo pode ser feita utilizando um instrumento chamado artroscopo, já que se trata de uma articulação. Esse tipo de cirurgia é chamado de artroscopia e consiste na inserção de uma câmera no paciente, que permite que o médico visualize os desgastes e lesões afetando a região de forma mais completa e ampliada.

A cirurgia de pé trata de condições como os joanetes, a braquimetatarsia e o navicular acessório, além de osteocondroses e osteocondrites. Muitas vezes, uma cirurgia no pé precisa de um extenso plano pré-cirúrgico antes de ser realizada, sendo que muitas das condições podem ser tratadas com pequenas alterações, como mudanças no tipo de calçado utilizado pelo paciente e até na alimentação.

Geralmente, o tratamento de cirurgia no pé é indicado somente para casos mais graves, em que além das mudanças, foram aplicados remédios, sessões de fisioterapia, alongamentos e compressas quentes e geladas e não houve melhora da situação do paciente.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil procedimentos cirúrgicos. Os hospitais da Rede D’Or São Luiz são acreditados plenos da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é uma garantia de qualidade e excelência no atendimento hospitalar.