Cirurgia

Cirurgia de Coluna

Uma cirurgia é um tipo de tratamento médico que visa a intervenção do médico no paciente, seja por meio de sua mão, seja por meio de instrumentos cirúrgicos diversos. O termo cirurgia na coluna designa tratamentos cirúrgicos realizados na coluna vertebral.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia na coluna?

Uma cirurgia é um tipo de tratamento médico que visa a intervenção do médico no paciente, seja por meio de sua mão, seja por meio de instrumentos cirúrgicos diversos. O termo cirurgia na coluna designa tratamentos cirúrgicos realizados na coluna vertebral.

A coluna vertebral é uma das partes mais importantes do corpo humano. Responsável por fornecer sustentação aos órgãos do corpo, permitir a movimentação e a locomoção e proteger os nervos que saem do cérebro e vão até os membros inferiores e superiores, qualquer problema que a atinja pode causar sérios danos à qualidade de vida, além de dores fortes e intensas.

A coluna vertebral é dividida em quatro partes: a coluna cervical, que corresponde ao pescoço; a coluna dorsal, que corresponde ao dorso, o início das costas; a coluna lombar, que está localizada na base das costas, na região dos rins; e a região sacrococcigiana, que fica bem no final das costas, onde a coluna vertebral se encontra com o quadril.

Dependendo da região onde a cirurgia na coluna é feita, o nome pode sofrer variações. É o caso, por exemplo, da cirurgia de coluna lombar e da cirurgia de coluna cervical.

Existem diferentes condições e doenças que podem ser tratadas por meio de uma cirurgia na coluna. Alguns exemplos de problemas nessa região que podem necessitar de cirurgia são a hérnia de disco, as vértebras fraturadas, a estenose e a discopatia degenerativa.

Em certos casos, é necessário fazer o uso de instrumentos diversos para arrumar o problema. É o caso da cirurgia de coluna lombar com parafusos, que pode ser feita para ajustar problemas como a escoliose, por meio da tração forçada com equipamentos externos ao corpo.

Uma cirurgia de coluna também pode ser requerida quando, por exemplo, o paciente sofre acidentes e traumas diversos, como aqueles que decorrem de quedas e atropelamentos. Dependendo das lacerações e do dano, é preciso realizar uma intervenção cirúrgica para devolver ao paciente parte de sua qualidade de vida.

Por vezes, o cirurgião especializado em cirurgia na coluna também possui formação ampla na área de Ortopedia e Traumatologia, aumentando sua expertise no cuidado de uma área tão importante do corpo humano.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil procedimentos e intervenções cirúrgicas. Os hospitais da Rede D’Or São Luiz estão localizados nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia.