Cirurgia

Cirurgia Torácica

É procedimento realizado na parte superior do dorso, ou seja, na região compreendida pelo espaço entre a base do pescoço e o músculo diafragma, localizado logo abaixo das costelas, o tratamento ganha o nome de cirurgia torácica.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia torácica?

Uma cirurgia é todo e qualquer tipo de procedimento que requer uma intervenção, manual ou por meio de instrumentos, do médico no paciente. Quando esse procedimento cirúrgico é realizado na parte superior do dorso, ou seja, na região compreendida pelo espaço entre a base do pescoço e o músculo diafragma, localizado logo abaixo das costelas, o tratamento ganha o nome de cirurgia torácica.

É nessa região que estão localizados órgãos de vital importância para o bom funcionamento do corpo humano, como o coração e o pulmão, além das vias aéreas, como a laringe, faringe e o esôfago. É por conta dessa característica anatômica que um dos tipos de cirurgia torácica é o que envolve o pulmão e o tratamento de doenças pulmonares, em uma modalidade de procedimento médico que ganha o nome de cirurgia torácica pulmonar. A retirada de um dos lados do pulmão por motivos diversos, que vão de tumores a enfisema e câncer, ganha o nome de lobectomia.

As cirurgias torácicas também podem ser feitas em lugares como a pleura, que é o tecido que está localizado ao redor do pulmão. O procedimento da cirurgia torácica também é indicado para tratar de tumores localizados no mediastino, nome que é dado ao espaço entre os dois lados do pulmão. Doenças como a miastenia gravis, caracterizada por uma fraqueza muscular generalizada e que pode ser acompanhada de tumores no timo, um órgão do sistema linfático, também podem ser tratadas por meio de uma cirurgia torácica.

Uma traqueostomia, tipo de procedimento feito em pacientes com dificuldades respiratórias, também pode fazer parte do escopo da cirurgia torácica, sendo que esse procedimento é comumente realizado em pacientes acamados ou que estão em coma e necessitam de ventilação mecânica prolongada.

Em alguns casos de cirurgia torácica, o procedimento pode ser realizado com o auxílio de câmeras de captura de imagens e de pequenos instrumentos. As incisões realizadas nesse tipo de tratamento costumam ser menores, diminuindo, por exemplo, as chances de hemorragia do paciente e o tempo de recuperação pós-cirúrgico.

Para que o paciente se recupere desse tipo de cirurgia, pode ser necessário o uso de drenos ou até mesmo de próteses, que ajudam na cura da região tratada.

Para se tornar um cirurgião especializado em cirurgia torácica, é preciso fazer a prova de titulação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil procedimentos cirúrgicos, sendo que a cirurgia robótica vem ganhando cada vez mais destaque, com 4 mil procedimentos feitos nos últimos 3 anos. A tecnologia da cirurgia robótica chegou ao Brasil em 2008 e a Rede D’Or São Luiz possui 10 robôs DaVinci, espalhados por 9 hospitais diferentes.