Cirurgia

Microcirurgia Reconstrutiva

Esse tipo de procedimento médico costuma ser feito com o auxílio de instrumentos de ampliação, como microscópios, lupas e até mesmo lentes especiais. Esses equipamentos ajudam o médico a visualizar bem a estrutura que precisa ser reparada, fazendo movimentos mais precisos e delicados. Uma microcirurgia reconstrutiva pode ser recomendada para tratar quase todas as partes do corpo humano, incluindo nervos, vasos, ligamentos e tendões.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é microcirurgia reconstrutiva?

O ramo das cirurgias é bastante amplo e extenso. Existem cirurgias robóticas, que são feitas por meio de um robô, diminuindo a chance de tremores na mão do médico, e cirurgias feitas da forma tradicional, com pontos e suturas. Mas também existem microcirurgias reconstrutivas.

Esse tipo de procedimento médico costuma ser feito com o auxílio de instrumentos de ampliação, como microscópios, lupas e até mesmo lentes especiais. Esses equipamentos ajudam o médico a visualizar bem a estrutura que precisa ser reparada, fazendo movimentos mais precisos e delicados.

Uma microcirurgia reconstrutiva pode ser recomendada para tratar quase todas as partes do corpo humano, incluindo nervos, vasos, ligamentos e tendões.

Uma microcirurgia reconstrutiva pode ser indicada para tratar de diversas condições, como cortes profundos que necessitam de suturas. Esse tratamento é realizado para recolocar algum membro que foi amputado, como um dedo, por exemplo, e para tratar de tumores e nódulos localizados em nervos ou próximos a estruturas nobres do corpo humano, como a coluna vertebral, por exemplo.

Lesões em nervos, em geral, são tratadas com o uso de microcirurgia reconstrutiva, como a que é feita para tratar a paralisia obstétrica. Esse tipo de procedimento cirúrgico também pode ser direcionado para cuidar de fraturas expostas, feridas graves, lesões do plexo braquial e até mesmo transplantes de órgãos, realizando a conexão do órgão do doador com o sistema nervoso e circulatório do paciente transplantado.

A microcirurgia reconstrutiva pode ser usada em diferentes ramos da Medicina, como a cardiologia, a cirurgia plástica e a neurologia.

Em um ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 229 mil procedimentos cirúrgicos. Os hospitais da Rede D’Or São Luiz estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco e Bahia.