Cirurgia

Cirurgia de Fígado

Geralmente, o fígado requer um tratamento cirúrgico quando apresenta tumores e miomas, sejam eles pequenos ou grandes. Nesse tratamento, também chamado de hepatectomia, podem ser realizadas retiradas parciais ou totais do fígado, que podem envolver também transplantes de fígado.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia do fígado?

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Ele é responsável por fazer a filtragem de certos componentes do sangue e do plasma sanguíneo, em especial de drogas e hormônios, ajudar na digestão de proteínas e lipídeos, destruir células do sangue que já não funcionam mais e também liberar e armazenar glicose.

Quando o fígado apresenta algum tipo de problema mais grave, pode ser necessário realizar uma cirurgia no fígado para ajudar o corpo a voltar à normalidade.

Geralmente, o fígado requer um tratamento cirúrgico quando apresenta tumores e miomas, sejam eles pequenos ou grandes. Nesse tratamento, também chamado de hepatectomia, podem ser realizadas retiradas parciais ou totais do fígado, que podem envolver também transplantes de fígado. Esse é um dos poucos órgãos do corpo humano com a capacidade de se regenerar, sendo que ele pode voltar a um tamanho perto do normal em cerca de um mês após a realização da cirurgia de fígado.

A recuperação da cirurgia do fígado é delicada e difícil, sendo que quando a cirurgia é feita por meio de um robô, ela é menos complicada e invasiva, diminuindo o tempo de recuperação do paciente e as chances de hemorragia durante o procedimento.

Algumas cirurgias de fígado podem ser feitas também com videolaparoscopia. Esse equipamento é composto por uma câmera que é inserida dentro do abdômen do paciente, permitindo que o médico veja o órgão do paciente enquanto realiza o procedimento, por meio de incisões que são menos invasivas.

Em três anos, a Rede D’Or São Luiz realizou mais de 4 mil procedimentos de cirurgia robótica. Por ano, mais de 229 mil cirurgias são feitas nos hospitais da Rede D’Or São Luiz, que estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco e Bahia.