Cirurgia

Cirurgia Oncológica

Um procedimento cirúrgico é todo tipo de tratamento médico que envolve uma intervenção, seja ela manual ou instrumental, do médico no paciente. A cirurgia oncológica tem esse nome porque consiste em uma cirurgia feita para tratar de tumores e câncer.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia oncológica?

Um procedimento cirúrgico é todo tipo de tratamento médico que envolve uma intervenção, seja ela manual ou instrumental, do médico no paciente. A cirurgia oncológica tem esse nome porque consiste em uma cirurgia feita para tratar de tumores e câncer.

Dentro da cirurgia oncológica existem ainda outras subdivisões e subespecialidades, que se referem, geralmente, à parte do corpo em que a cirurgia será realizada. É o caso, por exemplo, da cirurgia oncológica ginecológica, feita para tratar de problemas no sistema reprodutor feminino, como o câncer de ovário e o câncer de colo de útero.

As cirurgias oncológicas podem ainda ganhar nomes específicos, como a mastectomia, feita para tratar do câncer de mama. A mastectomia pode ser total, quando o tumor e a mama são removidos por completo, ou por quadrante, em que apenas a parte cancerosa é removida. No geral, ambos os procedimentos são seguidos de uma mamoplastia, um tipo de procedimento advindo da cirurgia plástica, que tem como objetivo a reconstrução do seio.

Para que a cirurgia oncológica seja de sucesso, os médicos geralmente indicam estudos aprofundados da região em que está com câncer. Alguns desses estudos podem incluir exames de imagem, que são usados no planejamento pré-cirúrgico. São testes como o de impressão 3D, em que é criado um modelo tridimensional do órgão do paciente, permitindo que o médico faça marcações e um amplo estudo da região afetada pela doença.

Dependendo do tipo de câncer e da região em que ele está localizado, o médico cirurgião e o oncologista responsável pelo tratamento podem indicar que o procedimento cirúrgico seja feito por meio da cirurgia robótica. É o caso de tumores que nascem em regiões bastante vascularizadas, como o pâncreas, em que há a necessidade de maior cuidado e estabilidade nas mãos. A cirurgia robótica é feita por meio de um robô, o Da Vinci, que é menos invasivo, costuma causar menos sangramento e, além disso, diminui o tempo de recuperação necessário para o paciente voltar a seu normal.

A Rede D’Or São Luiz é referência de excelência no tratamento oncológico por meio do Oncologia D’Or. Trata-se de uma rede de 40 clínicas espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Tocantins, Ceará e Bahia.

Os médicos especializados em cirurgia oncológica da Rede D’Or São Luiz são filiados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e participam frequentemente de seminários e congressos que trazem as principais novidades no campo do tratamento e da contingência do câncer.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 220 mil procedimentos cirúrgicos, sendo que nos últimos 3 anos foram feitos mais de 4 mil procedimentos de cirurgia robótica.