Cirurgia

Cirurgia de Aparelho Digestivo e Anexos

De modo geral, uma cirurgia é um tipo de especialidade médica responsável por tratar doenças, traumas e problemas de saúde por meio da intervenção manual e instrumental do médico no paciente. A cirurgia do aparelho digestivo acontece quando esse tipo de intervenção médica precisa ser realizado no sistema digestório do corpo humano, ou seja, nos órgãos que fazem a digestão dos alimentos, a absorção dos nutrientes necessários para sobreviver e o eliminação daquilo que já não tem mais utilidade em nosso corpo.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é cirurgia do aparelho digestivo?

De modo geral, uma cirurgia é um tipo de especialidade médica responsável por tratar doenças, traumas e problemas de saúde por meio da intervenção manual e instrumental do médico no paciente.

A cirurgia do aparelho digestivo acontece quando esse tipo de intervenção médica precisa ser realizado no sistema digestório do corpo humano, ou seja, nos órgãos que fazem a digestão dos alimentos, a absorção dos nutrientes necessários para sobreviver e o eliminação daquilo que já não tem mais utilidade em nosso corpo.

O aparelho digestivo se estende da boca até o ânus e engloba órgãos como estômago, intestino grosso e delgado, duodeno, fígado e faringe.
Como essa é uma região bastante delicada, que engloba todo o abdômen do corpo humano, por vezes as cirurgias do aparelho digestivo são feitas por meio de máquinas e equipamentos, como um laparoscópio, que é composto por um tubo que possui em sua ponta uma câmera e uma pinça ou algum outro equipamento cirúrgico, permitindo que o médico realize intervenções e tratamentos de forma menos invasiva. O laparoscópio é usado em cirurgias conhecidas como videolaparoscopias.

Algumas das cirurgias mais comuns realizadas no sistema digestório do corpo humano são as que tratam de condições como apendicites, gastrite, úlcera, hérnias, colites e a diverticulite.

Existem também as cirurgias do aparelho digestivo e anexos que são feitas por meio da cirurgia robótica. Nesse tipo de intervenção, o médico é auxiliado por um robô que o ajuda a ter uma maior precisão no movimento, evitando, por exemplo, possível tremores. As cirurgias robóticas são muito efetivas na hora de tratar áreas de difícil acesso, como o esôfago, que também faz parte do sistema digestório.

De acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, no Brasil existem cerca de 3.000 médicos especializados nesse tipo de tratamento.

A Rede D’Or São Luiz possui 10 robôs para cirurgias robóticas, espalhados em 9 instituições médicas diferentes, como os hospitais Copa D’Or, Barra D’Or, São Luiz Itaim, São Luiz Morumbi, Santa Luzia e Esperança. A tecnologia da cirurgia robótica chegou ao Brasil em 2008.

Nos últimos 3 anos, a Rede D’Or São Luiz realizou mais de 4 mil cirurgias robóticas.

Em um ano, os hospitais da Rede D’Or São Luiz chegam a realizar mais de 220 mil procedimentos e intervenções cirurgias diversas.