A população de Niterói tem à sua disposição mais um serviço de excelência: o Programa de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Niterói D’Or
Trata-se de um programa que oferece ao paciente bariátrico um atendimento multidisciplinar, integral, qualificado e diferenciado para o tratamento de pessoas com indicação de cirurgia bariátrica, que possuem Índice de Massa Corpórea (IMC) maior que 40kg/m2 ou daqueles cujo IMC estiver entre 35 e 40kg/m2, desde que tenham alguma das patologias associadas à obesidade, entre elas: hipertensão arterial, diabetes tipo 2, problemas articulares e a esteatose hepática – tudo seguindo os critérios estabelecidos pelos órgãos de saúde para indicação de procedimentos cirúrgicos.
Incluem-se como elegíveis clientes que desejam perder peso sem cirurgia, tendo acesso ao acompanhamento nutricional e endocrinológico, recebendo orientações e o acompanhamento necessário.
Por meio deste, os pacientes têm acesso a todas as especialidades necessárias para seu preparo pré-operatório e acompanhamento pós-cirúrgico, com cirurgiões, endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas e psicólogos. O paciente obeso terá a possibilidade de realizar com agilidade todos os procedimentos que o levarão à cirurgia e uma internação em um hospital de excelência e que possui com o que há de mais moderno em equipamentos cirúrgicos e de cuidados ao paciente, além do acompanhamento pós-operatório de grande importância para o sucesso do tratamento da obesidade mórbida.
O principal objetivo do Programa é promover saúde.
O paciente que acessa ao programa tem a sua disposição palestras abertas também aos familiares e demais interessados em aprender sobre cirurgia bariátrica, nutrição, cuidados com a saúde, entre outros temas, assim como a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências. Faz parte ainda campanhas para a prevenção da obesidade e promoção da saúde, em seus mais diversos aspectos, com orientações nutricionais, estímulo a atividades físicas e geração de bem-estar.
O Hospital Niterói D’Or se posiciona como mais do que um local de consultas.
Ele torna-se uma referência no atendimento, acolhimento, produção e disseminação de conhecimento acerca da obesidade mórbida e geração de saúde.
Com todos os diferenciais que o Programa de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Niterói D’Or oferece, pode-se afirmar que a cidade de Niterói agora possui o 1º Centro de Atendimento Integral ao Paciente Obeso, que atende não somente a população da cidade, como também os municípios vizinhos, sedimentando a excelência e pioneirismo da Rede D’Or São Luiz em Niterói.
O fluxo se inicia em uma primeira consulta com o cirurgião bariátrico no Centro Médico do Hospital Niterói D’Or, que solicita os exames pertinentes ao preparo pré-operatório após sua avaliação, e encaminha para a avaliação multidisciplinar, com endocrinologista, cardiologista, nutricionistas e psicólogo.
Uma vez tendo realizado todos os exames e consultas e estando pronto e apto para a cirurgia, são feitos os tramites da autorização, e o agendamento com uma equipe administrativa para auxiliar ao paciente em tudo o que for necessário para agilizar o processo.
Na data agendada para o procedimento é feita a internação e a cirurgia.
No dia seguinte, o paciente recebe alta hospitalar, com todas as orientações necessárias e retorno agendado para o Centro Médico do Hospital Niterói D’Or, onde seguirá o acompanhamento pós-cirúrgico.
O programa tem como objetivo oferecer de forma ágil e assertiva tudo o que os pacientes obesos mórbidos necessitem para seu tratamento, quer seja cirúrgico ou clínico. Além de possibilitar o acesso às mais modernas técnicas operatórias para cirurgia bariátrica, em plataformas laparoscópicas e, em breve, robóticas, e realizar todo o acompanhamento pós-cirúrgico, dispondo, a qualquer momento, de uma equipe multidisciplinar dedicada à recuperação e sucesso no tratamento.
Todas as consultas serão realizadas em consultórios no próprio Centro Médico do Hospital Niterói D’Or, o que minimiza o deslocamento e otimiza a avaliação dos pacientes dentro de um protocolo mais conciso e assertivo para o tratamento.