Home / - Exames e Procedimentos /
- Raio X /
- Raio-X Malar (Pa + Oblíquas) Malar
Raio-X Malar (Pa + Oblíquas) Malar
O que é raio x Malar (Pa + Oblíquas)?
O raio-X, também chamado de radiografia, é um dos exames mais comuns e solicitados, devido à sua acessibilidade e ao uso de doses baixas de radiação. Os Raios-X atravessam as estruturas do corpo, gerando imagens. É muito utilizado em urgências e emergências.
O raio-X de malar, portanto, é um exame radiológico simples que avalia possíveis problemas no osso zigomático (ou malar), conhecido como o osso da bochecha, que está situado acima e lateralmente na face.
Como é feito o exame raio x Malar (Pa + Oblíquas)?
O paciente é direcionado para a sala de raio x, sendo posicionado duas vezes, uma com as costas voltadas para o aparelho e as mãos para baixo, e a outra do lado esquerdo, com as mãos para cima e as costelas esquerdas em direção ao aparelho.
Primeiro, o técnico em radiologia posiciona o paciente que deve permanecer imóvel por alguns instantes. Na sala ao lado, fica o computador para onde as imagens do aparelho são enviadas. Se o médico estiver satisfeito com as imagens obtidas, o paciente está liberado.
Para que serve o exame raio x Malar (Pa + Oblíquas)?
Por meio do raio-X de malar, é possível visualizar fraturas, lesões ou outras alterações nos ossos faciais, especialmente após traumas, como quedas ou acidentes.
Existem contraindicações para o Raio-X Malar?
Embora seja um exame seguro, ele envolve radiação. Por isso, existem algumas situações em que o médico pode optar por outros exames. Veja as principais contraindicações:
- Gravidez: mulheres grávidas, especialmente no primeiro trimestre, devem evitar a exposição aos Raios-X, pois a radiação, mesmo em baixas doses, pode representar um risco para o desenvolvimento do bebê. Casos em que o exame é essencial devem ser discutidos com o médico.
- Incapacidade de ficar imóvel: como é preciso ficar parado durante o exame, se o paciente tiver dificuldades para manter a posição (por exemplo, devido à dor intensa ou alguma outra condição), isso pode comprometer a qualidade da imagem.
Qual especialista pode solicitar o exame?
Existem alguns médicos que podem pedir o raio-X de malar, dependendo da condição a ser investigada. Ortopedistas, neurologistas e cirurgiões bucomaxilofaciais são alguns exemplos.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (79) 2107-1000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (79) 2107-1000.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!