Este exame estuda por completo a distribuição de sangue no cérebro do paciente.
O exame de Fluxo Sanguíneo Cerebral é um exame de Medicina Nuclear que estuda por completo a distribuição de sangue no cérebro do paciente.
Com este exame é possível avaliar diversas patologias que afetam o pleno funcionamento do cérebro, mostrando quais regiões são mais ativas e quais não operam corretamente.
Assim, observamos quadros como epilepsia, danos cerebrais, Mal de Alzheimer e, até mesmo, morte cerebral.
Para a realização do exame de Fluxo Sanguíneo Cerebral, o paciente recebe uma injeção de um medicamento levemente radioativo que penetra no tecido cerebral e se conecta às células nervosas.
Em seguida, o paciente é encaminhado para cintilografia, para captura de imagens. Podem ser colhidos diferentes conjuntos de imagens, em intervalos de tempo variados, fornecendo grande quantidade de dados.
O Fluxo Sanguíneo Cerebral é usado para estudo do funcionamento do cérebro e o fluxo sanguíneo dele. Com isso, os médicos podem recomendá-lo para confirmar ou descartar diagnóstico de diferentes condições como epilepsia, acidente vascular cerebral (derrame), demência, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e trauma cerebral.
Em caso de suspeita de morte cerebral, o exame de Fluxo Sanguíneo Cerebral é indicado para confirmar o diagnóstico.
Alguns psiquiatras também indicam o Fluxo Sanguíneo Cerebral para observar quadros de depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e esquizofrenia.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2777-1100 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2777-1100.