Pneumologia Pediátrica

Pneumologia Pediátrica

A pneumologia pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças respiratórias de qualquer tipo, que podem afetar bebês, crianças e adolescentes.

O que é pneumologia pediátrica?

A pneumologia pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças respiratórias de qualquer tipo, que podem afetar bebês, crianças e adolescentes.

É bastante comum a ocorrência de doenças respiratórias, como bronquites, asmas e sinusites, nessa idade. O acompanhamento com um especialista em pneumologia pediátrica é essencial para impedir que as doenças evoluam para condições mais graves.

Além disso, esses profissionais também são capacitados para ajudar os pais a aprender boas práticas na hora de lidar com a doença dos filhos. São pequenas técnicas, como evitar o uso de tapetes dentro de casa e investir na instalação de umidificadores de ar, que permitem que a criança obtenha uma melhor qualidade de vida de forma fácil e rápida.

As condições tratadas pela pneumologia podem incluir, ainda, a fibrose cística, a insuficiência pulmonar, doença pulmonar intersticial, pneumonia, bronquiolite, rinite alérgica, síndrome do bebê chiador, displasia bronco-pulmonar e bronquiectasias.

Qualquer tipo de malformação no sistema respiratório também costuma ser alvo de cuidados de especialistas em pneumologia pediátrica.

Geralmente, o paciente da pneumologia pediátrica aparece no consultório médico após receber uma indicação advinda de um médico pediatra ou clínico geral. É possível evitar esse passo e marcar uma consulta com agilidade caso o paciente pediátrico apresente sintomas frequentes como falta de ar, cansaço rápido, tosse constante, catarro e rouquidão.

Para chegar a um diagnóstico, o profissional da pneumologia pediátrica pode solicitar exames de imagem, como o Raio-X, que o ajudam a avaliar o interior dos pulmões.

Pacientes com alergias que atacam as vias respiratórias, como as alergias ao pólen e ao pó, também podem realizar acompanhamento constante com a pneumologia pediátrica.

A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,5 milhões de atendimento de urgência por ano, inclusive com atendimentos sendo feitos por profissionais da pneumologia pediátrica.

Os hospitais da Rede D’Or São Luiz estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.