Cardiologia

Audiometria

A Audiometria é o exame indicado para a avaliação da capacidade de audição de um indivíduo.

Exames e Procedimentos relacionados

O que é Audiometria?

A Audiometria é o exame indicado para a avaliação da capacidade de audição de um indivíduo.

Realizado por profissionais qualificados em sua condução, requer o uso de equipamentos de tecnologia avançada para que o resultado diagnóstico seja preciso. Assim, é capaz de identificar o menor limiar de audibilidade individual – através do audiograma.

A Audiometria já se faz muito importante nos primeiros dias de vida, por meio do teste da orelhinha, indicado para verificar se o recém-nascido está com suas capacidades auditivas aptas. A repetição deve ocorrer em diversas fases da vida, principalmente se há atuação profissional em locais em que há incidência elevada de barulhos, ou na ocorrência de recorrências de infecção – a famosa otite.

Um ponto de atenção, no adulto principalmente, é que há doenças congênitas, hereditárias e/ou degenerativas que levam a perda auditiva e esta por sua vez é tão progressiva que se torna imperceptível no dia a dia. Ou seja, é comum que quando o paciente perceba que já não está com a audição tão aguçada já tenha um grande comprometimento – em alguns casos até irreversível. Portanto, atenção, em caso de suspeita de perda auditiva, um médico (preferencialmente um otorrinolaringologista) deverá ser consultado para avaliação e tratamento mais indicado a cada caso.