Cardiologia

Biópsias

A biópsia é um procedimento que consiste na retirada de fragmentos de um órgão ou tecido para a realização de exames para análise de um médico patologista a fim de investigação de doença que ocorre em um paciente – seja maligna ou benigna.

O que é Biópsia? Como é feita?

A biópsia é um procedimento que consiste na retirada de fragmentos de um órgão ou tecido para a realização de exames para análise de um médico patologista a fim de investigação de doença que ocorre em um paciente – seja maligna ou benigna. É muito frequente a indicação deste exame principalmente em casos de suspeita de câncer, visto que consegue identificar de forma mais assertiva se existe ou não células neoplásicas naquelas amostras e, caso seja estejam presentes, em que grau se encontra a neoplasia.

Contudo, a biópsia é indicada nas mais diferentes especialidades e pode ser realizada em âmbito ambulatorial – dependendo dos casos, com anestesia local – ou ainda em centro cirúrgico, com todo aparato necessário a um procedimento de média e alta complexidade. As amostras retiradas do organismo do paciente são estudadas e através destas os especialistas conseguem definir um protocolo de tratamento mais adequado a cada caso, a fim de obter melhores resultados no tratamento e no cuidado cirúrgico, quando indicado.