Cintilografia com Análogo de Somatostatina

Na Cintilografia com Análogo de Somatostatina, o medicamento injetado permite visualizar tumores nas regiões que recebem o hormônio.

Sinônimos

  • Carcinóide, Pesquisa por Cintilografia
  • Cintilografia com Octreotide-Indio-111
  • Cintilografia de Receptores da Somatostatina
  • Octreoscan
  • Receptores da Somatostatina
  • Tumores Neuroendócrinos
  • OCTREOSCAN

O que é Cintilografia com Análogo de Somatostatina?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear e que utiliza compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens fornecendo diagnóstico preciso e correto.

Na Cintilografia com Análogo de Somatostatina, o medicamento injetado tem sua leitura como o hormônio somatostatina, produzido pelo pâncreas. Quando o medicamento se encontra nos órgãos e tecidos que trabalham com somatostatina, aparece um contraste interessante, no caso de tumores nestas regiões que recebem o hormônio, sendo possível visualizar durante o exame de Cintilografia com Análogo de Somatostatina.

 

Como é feito o exame Cintilografia com Análogo de Somatostatina?

Na cintilografia, um cateter, colocado em veia de acesso no pescoço ou virilha, permite que o medicamento radioativo seja injetado diretamente no ponto de interesse.

Depois disso, o paciente é encaminhado para uma máquina de Raios X, onde se captam imagens em tempo real de seu corpo, conforme o medicamento é injetado e os líquidos movimentam-se em seu corpo.

Com o medicamento radioativo, certas estruturas se tornam mais visíveis com  seus movimentos, dessa forma, aumentando a precisão do exame.

 

Para que serve o Exame Cintilografia com Análogo de Somatostatina?

O exame de Cintilografia com Análogo de Somatostatina serve para a pesquisa de tumores na tireoide, no pâncreas, no baço, no fígado e nos rins. Conforme o medicamento se concentra ou se dissipa ao longo da Cintilografia com Análogo de Somatostatina é possível confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento