Cintilografia para Estudo de Trânsito Esofágico (Semi-Sólidos)

O exame é feito com o objetivo de estudar como acontece a movimentação de alimento semissólido (papas) no esôfago para diagnosticar alterações como esôfago em quebra nozes, que faz com que o paciente apresente sintomas como dificuldade para engolir ou problemas para se alimentar, além de engasgos frequentes.

O que é Cintilografia para Estudo de Trânsito Esofágico (Semi-sólidos)?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

No caso da Cintilografia para Estudo de Trânsito Esofágico (Semi-sólidos), o exame é feito com o objetivo de estudar como acontece a movimentação de alimento semissólido (papas) no esôfago para diagnosticar alterações como esôfago em quebra nozes, que faz com que o paciente apresente sintomas como dificuldade para engolir ou problemas para se alimentar, além de engasgos frequentes.

 

Como é feito o exame Cintilografia para Estudo de Trânsito Esofágico (Semi-sólidos)?

Na  Cintilografia para Estudo de Trânsito Esofágico (Semi-sólidos), o paciente deve engolir uma papa misturada com medicamento levemente radioativo que deixa a estrutura do esôfago mais visível na captura de imagens características da cintilografia.

O paciente é encaminhado para a máquina de cintilografia antes e depois de ingerir a papa e também enquanto come, para que as imagens possam mostrar as variações de movimento.

 

Para que serve o Exame Cintilografia para Estudo de Trânsito Esofágico (Semi-sólidos)?

O exame de Cintilografia para Estudo de Trânsito Esofágico (Semi-sólidos) serve para o diagnóstico de espasmos ou movimentos incorretos realizados pelo esôfago ao engolir alimentos semissólidos.

Com a Cintilografia para Estudo de Trânsito Esofágico (Semi-sólidos), é possível diagnosticar distúrbios motores do esôfago, esclerodermia e acalasia que causam dificuldade de deglutição.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de  Sergipe e da Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados