Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa

Com este exame é possível estudar as coxas do paciente em detalhe, permitindo a detecção de condições como fraturas, inflamações, abscessos, massas etc.

O que é Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa?

A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo, que produz imagens  através da emissão de raios-X. As imagens são detalhadas e em tons de cinza, com a coloração dependendo da densidade de cada órgão.

No caso da Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa, o foco é a região da coxa.

Também conhecido por: TC coxas (d+e), TC de fêmur bilateral, TC de fêmures, Tomografia multislice de coxas d+e.

 

Como é feito o exame Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa?

O exame de Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa é realizado no aparelho de tomografia computadorizada.

O paciente deita-se na maca, em decúbito dorsal (barriga para cima), com as pernas esticadas. A maca movimenta-se horizontalmente através do tubo, enquanto este gira e emite raios-X para produção das imagens.

É ideal que o paciente vista uma bata fornecida no local onde irá realizar o exame para evitar que cintos, botões da calça ou outros objetos de metal prejudiquem as imagens. 

A depender do motivo da solicitação do exame, pode ser necessária a aplicação de contraste na veia. O contraste é uma substância que ajuda na visualização dos vasos e delimitação de estruturas. 

É importante avisar ao médico sobre as medicações usadas diariamente, doenças e reações alérgicas em exames anteriores para que possam ser tomadas as devidas precauções

 

Para que serve o Exame Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa?

Com a Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa é possível estudar as coxas do paciente em detalhe, permitindo a detecção de condições como fraturas, inflamações, abscessos (coleções de pus), massas, hematomas (coleções de sangue), dentre outros. 

Além de auxiliar os diagnósticos, o exame de Tomografia Computadorizada de Segmento Apendicular de Coxa também pode ser usado para orientar biópsias percutâneas (com punção pela pele, sem cortes), drenagens e cirurgias.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados