Tomografia Computadorizada de Tórax

Neste exame é possível avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa. 

O que é Tomografia Computadorizada de Tórax

A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo, que produz imagens  através da emissão de raios-X. As imagens são detalhadas e em tons de cinza, dependendo da densidade de cada estrutura.

Na Tomografia Computadorizada de Tórax é possível avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa. 

 

Como é feito o exame Tomografia Computadorizada de Tórax?

O exame de tomografia computadorizada de segmento apendicular de tórax é realizado no aparelho de tomografia computadorizada. 

O paciente deita-se na maca, em decúbito dorsal (“de barriga para cima”) e com os braços elevados acima da cabeça. 

A maca movimenta-se horizontalmente através do tubo, enquanto este gira e emite raios-X para produção das imagens.

Dependendo da orientação médica e do que se deseja estudar em específico, o exame pode ser feito com aplicação de contraste na veia.

É necessário retirar os objetos de metal do corpo, manter-se imóvel durante o exame e realizar as respirações profundas conforme orientado durante o exame. 

 

Para que serve o Exame Tomografia Computadorizada de Tórax?

No caso da Tomografia Computadorizada de Tórax, o exame permite avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa.

Sendo assim, é possível diagnosticar fraturas (ex: de costelas), hematomas (coleções de sangue), nódulos e massas, tumores, além de avaliar derrames e alterações ósseas. Pode ser usado também para avaliação antes de cirurgias e como controle pós-cirúrgico.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados