Densitometria Óssea de Coluna e Fêmur

Densitometria é um tipo de exame médico que tem como objetivo avaliar a quantidade de massa óssea presente no corpo de um paciente.

O que é densitometria óssea de coluna e fêmur?

Densitometria é um tipo de exame médico que tem como objetivo avaliar a quantidade de massa óssea presente no corpo de um paciente, checando, por exemplo, se o indivíduo sofreu alguma perda de minerais que fez com que seus ossos perdessem um pouco de sua massa, tornando-se mais enfraquecidos e configurando uma condição conhecida como osteoporose.

A densitometria óssea pode ser feita no corpo inteiro de um paciente, mas, recentemente, tem se tornado cada vez mais comum a realização da densitometria óssea de dois segmentos, também chamada de densitometria óssea de coluna e fêmur.

Nesse exame, ao invés de ter o corpo inteiro analisado por uma máquina bastante similar à de Raio-X, o paciente só tem seu osso fêmur (o osso que está localizado na coxa), direito ou esquerdo, testado pelo exame, bem como sua coluna lombar.

Acredita-se que essas duas regiões do corpo, o fêmur e a coluna, forneçam uma amostragem bem completa da ossatura do paciente, não sendo necessário que o exame se repita em outros pontos do corpo.  Assim, a densitometria óssea de dois segmentos utiliza esses pontos para fornecer um resultado ao paciente.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000.