Ressonância Magnética Articular do Joelho

Trata-se de um exame realizado na máquina de Ressonância Magnética. Também conhecida como Magneto, o aparelho substitui a radiação por um campo magnético para a obtenção das imagens da articulação do joelho.

O que é Ressonância Magnética Articular do Joelho?

A Ressonância Magnética Articular do Joelho é um exame realizado na máquina de Ressonância Magnética. Também conhecida como Magneto, o aparelho substitui a radiação por um campo magnético para a obtenção das imagens da articulação do joelho.

O exame é indicado, pois fornece informações precisas sobre a região anatômica do joelho, muito melhor que outros métodos de exame de imagem.

Também conhecido por: axial de patela com mapa t2, Mapa t2, ressonância magnética articulação fêmuro-tibial, ressonância magnética fossa poplítea, ressonância magnética joelho, rm articulação fêmuro-tibial, rm articulação fêmuro-tíbio-fibular, rm fossa poplítea, rm patela, sequencia colorida de cartilagem, mapa colorido de cartilagem, ressonância magnética patela, rm joelho.

 

Como é feito o exame Ressonância Magnética Articular do Joelho?

As recomendações pré-exame incluem:

  • Usar roupas confortáveis, sem materiais metálicos, como zíper e fivela]
  • Não usar joias ou acessórios como brincos e relógios
  • Não suspender medicações habituais

No dia do exame de Ressonância Magnética Articular do Joelho, o paciente deita em uma maca e desliza para dentro do aparelho. As ondas geram ruído e, portanto, se usa protetor auricular. Há contato direto através de um botão que permite interromper o exame a qualquer momento.

 

Para que serve o Exame Ressonância Magnética Articular do Joelho?

O Exame de Ressonância Magnética Articular do Joelho é realizado na suspeita de dor, fraqueza, inchaço ou sangramento na articulação do joelho.
Geralmente é solicitada pelo médico em casos de:

  • Dor ou trauma, após cirurgia
  • Fraturas ósseas
  • Artrite
  • Tumores
  • Análise de dispositivos médicos implantados
  • Lesões traumáticas

A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000.

Exames e Procedimentos relacionados