Será que estou grávida? Não é raro que essa dúvida surja quando o corpo dá sinais de que algo mudou. As manifestações da gravidez podem variar para cada pessoa, e até mesmo de uma gestação para outra. Ainda assim, existem sintomas iniciais considerados comuns. Saber reconhecê-los pode ajudar na identificação precoce da gestação, o que permite iniciar os cuidados adequados o quanto antes.
Há sintomas de gravidez nos primeiros dias de fecundação?
Os sintomas da gravidez normalmente surgem após a implantação do embrião no útero, que ocorre uma a duas semanas depois da relação sexual. Desta forma, não há manifestações significativas nos primeiros dias após a fecundação.
Quais são os primeiros sintomas de gravidez?
Após a implantação do embrião no útero, pode ocorrer um leve sangramento vaginal, geralmente discreto e muitas vezes imperceptível. Nesta fase inicial, conhecida como 1ª semana de gravidez, algumas pessoas relatam cólicas leves e mudanças na cor do corrimento. Contudo, a manifestação mais evidente é o atraso menstrual, que costuma surgir até 4 semanas depois da concepção.
Confira sintomas comuns a partir da 2ª semana de gestação:
- cólicas uterinas ou dor abdominal;
- aumento da sensibilidade e do tamanho das mamas;
- escurecimento dos mamilos;
- surgimento de veias ao redor dos seios;
- náuseas e vômitos;
- tonturas;
- salivação elevada;
- alterações de humor;
- aversão a cheiros fortes;
- cansaço;
- sono excessivo;
- vontade frequente de urinar;
- prisão de ventre;
- inchaço abdominal;
- desejos alimentares.
É possível ter sintomas de gravidez antes do atraso menstrual?
Sim, embora menos comuns, algumas gestantes relatam mudanças sutis no corpo antes mesmo do atraso menstrual, como cólicas leves, sensibilidade nas mamas, náuseas e cansaço excessivo.
O que fazer em caso de suspeita de gravidez?
Se você apresentar alguns dos sintomas listados, principalmente a menstruação atrasada, o ideal é realizar um teste de gravidez. Para resultados mais precisos, recomenda-se fazer o exame a partir do primeiro dia de atraso.
Para confirmar ou descartar a suspeita de gravidez, é importante consultar um médico. Afinal, se o teste for positivo, o acompanhamento pré-natal deve começar o quanto antes. Caso o resultado seja negativo, torna-se necessário investigar outras possíveis causas para os sintomas apresentados.
A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!


