Confira 10 livros e filmes para curtir durante a gestação

Quando a mulher engravida pela primeira vez, podem surgir dúvidas que, na maioria das vezes, ela jamais havia pensado que teria. Para entendermos sobre o processo fisiológico da gestação e do parto, quanto mais informações tivermos, melhor.

“Documentários e filmes sérios sobre o tema são relevantes à medida que trazem informações corretas, esclarecidas, livres de preconceitos, mitos e crenças sobre um universo (a maternidade) que não faz parte do nosso dia a dia”, afirma a Dra. Fabiana Garcia, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz Itaim.

A médica conta que muitas das informações que as mulheres sabem vem de fontes como familiares, amigos e conhecidos, que falam de acordo com suas experiências e percepções individuais. Além disso, existem também as influências de alguns filmes e novelas que mostram pouco da realidade de gestar e parir.

Por outro lado, existem bons livros e filmes que podem ajudar a gestante a descobrir mais sobre o universo da maternidade. “As mães podem encontrar livros que falam do desenvolvimento da gravidez, desde a concepção até o parto. Eles abrangem não só a parte de transformações físicas, mas também os aspectos psicológicos e as mudanças emocionais desse período”.

Há também os filmes e documentários sobre o parto e a situação obstétrica do Brasil. A Dra. Fabiana conta que esses materiais estão disponíveis para percebemos que o país está entre os campeões no número de cesarianas no mundo e que existem outras opções de parto.

A recomendação da médica é que a futura mamãe faça um pouco de leitura por dia e veja alguns documentários sobre o tema. Para ela, o ato não é só lazer. É fundamental.

“Munida de informação, você se tornará a pessoa central desse processo, podendo fazer escolhas conscientes sobre seu parto e sobre a formação de sua família”, declara a Dra. Fabiana.

Ela ainda completa dizendo que as informações coletadas pela paciente podem ser levadas à consulta e discutidas com o profissional de saúde de confiança que presta assistência a sua gestação.

5 livros indicados pela Dra. Fabiana Garcia

  • Parto ativo: guia prático para o parto ativo
    Autora: Janet Balaskas
    O livro aborda como a mulher pode preparar seu corpo para o parto, por meio de exercícios baseados no Yoga. A autora é reconhecida mundialmente como pioneira do parto natural e ativista internacional pelo método. Na obra, a grávida é incentivada a ter um momento mais natural e prazeroso.
  • Parto normal ou cesárea?
    Autora: Simone Grilo Diniz e Ana Cristina Duarte
    As autoras são especialistas no tema e trazem de forma clara os tipos de parto. No livro, as futuras mamães podem compreender sobre seu direito de escolha em relação ao parto, os fatores emocionais e sociais envolvidos no momento. Além de explicar sobre a vida sexual após o parto e o papel do pai.
  • Quando o corpo consente
    Autora: Marie Bertherat, Paule Brug e Therese Bertherat
    Marie é jornalista e escritora, Paule é parteira com mais de 40 anos de profissão e Therese é terapeuta e criadora de um método próprio de terapia corporal. No livro, elas se uniram para contar um emocionante relato e ainda mostram como você pode se preparar e deixar seu filho nascer de forma livre.
  • O parto é da mulher
    Autora: Cristina Balzano
    A autora é professora de Yoga e fisioterapeuta pela USP. Na obra, ela apresenta seu extenso conhecimento em mais de mil partos atendidos. As gestantes podem encontrar um rico conteúdo sobre os tipos de parto, como elaborar um plano de parto e outras informações para passar por esse momento. Além de artigos assinados por outros especialistas experientes.
  • A maternidade e o encontro com a própria sombra
    Autora: Laura Gutman
    Na obra, a autora apresenta diferentes cenários antes e depois do parto que as mães podem se deparar, quais as sensações que elas vão sentir e como lidar com esses sentimentos. Laura Gutman é psicoterapeuta e garante que mesmo uma mulher sendo diferente da outra, existem afinidades no território da maternidade.

5 filmes e documentários indicados pela Dra. Fabiana Garcia

  • O renascimento do parto
    Onde assistir? Netflix
    Nesse documentário brasileiro, mães e profissionais de saúde falam sobre suas experiências com o parto cesárea. As cenas são interessantes e mostram uma realidade pouco conhecida no país.
  • Le premier cri
    Onde assistir? DVD
    O documentário francês apresenta o parto em diferentes culturas do mundo.
  • O começo da vida
    Onde assistir? Netflix
    O filme mostra como são importantes o contato e a interação durante os primeiros anos de vida da criança. Apresenta a visão de especialistas e pais de diferentes lugares do mundo.
  • Ted Talk: Parto humanizado
    Com Daniela Besouchet, Caio Besouchet e Juliana Monguilhott
    Onde assistir? YouTube
    A palestra começa de forma atrativa, com uma mãe e um bebê supercarismático. O tema também é de grande interesse para as futuras mamães e é falado com grande interesse pelas apresentadoras. Com experiências sobre parto domiciliar e como as mulheres devem ser protagonistas na chegada do bebê.
  • Ted Talk: Sexualidade, parto e poder da mulher
    Com Naolí Vinaver
    Onde assistir? YouTube
    Naolí é parteira, nasceu no México, mas vive no Brasil. É uma grande defensora do parto natural. Ela tem três filhos que nasceram em casa e, nessa palestra, você pode conferir um pouco sobre a experiência dela. Além de saber mais sobre a relação do corpo com a sexualidade.

Encontre um especialista