O papel do pai durante o pré-natal

A gestante precisa de muitos cuidados, entre exames e consultas, também é fundamental o pai do bebê acompanhar o pré-natal e o parto. O parceiro motiva a gestante e oferece apoio psíquico, acalento e motiva a gestante a tomar decisões, realizar exames e dar à luz.

Em alguns casos, o pai pode não querer participar do parto, alguns podem se sentir mal ou não podem comparecer por outros motivos, mas o médico Dr. Domingos Mantelli, Ginecologista e Obstetra do Hospital São Luiz Itaim – Rede D’Or São Luiz, esclarece algumas dúvidas sobre a importância do pai no momento do parto e o acompanhamento do pré-natal.

Qual o papel do pai no pré-natal?

O papel do pai no pré-natal é fundamental, uma vez que ele obviamente proporciona todo apoio juntamente ao restante da família, nesse momento de grandes oscilações hormonais – que muitas vezes tem uma labilidade emocional da gestante –, ele oferece todo o apoio e toda a parceria. Toda ajuda necessária nesse momento da construção de uma nova família.

O que ele pode fazer para ajudar no pré-natal?

Durante o pré-natal, é importante que o pai se mantenha presente que ele converse com a gestante, que mostre o quanto ela está bonita, porque muitas vezes a mulher tem dimorfismo da aparência, se acha feia, porque está engordando, às vezes aparecem estrias. Então, é importante dizer o quanto ele a ama, o quanto ele está do lado dela, o quanto ele está presente no que ela precisa. Esse papel emocional para a gestante é fundamental.

Quais exames o pai do bebê pode ou deve fazer durante a gestação?

O importante é ele manter a saúde, então como a gestante faz exames praticamente todos os meses, é recomendado que nesse momento o parceiro, ou marido, mostre à gestante que está cuidando da sua própria saúde, juntamente com ela, não apenas para estimulá-la a fazer os exames, mas também mostrar que ele mantém uma boa saúde para poder acompanhar o crescimento do filho ou da filha ao longo de todos os anos.

O pai do bebê toma alguma vacina antes do nascimento do filho?

Normalmente, a vacina que é recomendada ao pai, para tomar juntamente com a gestante, é a DTA que é para difteria, tétano e coqueluche, é um imunizante que toda gestante toma e que o pai também deve tomar nesse período.

Ele pode acompanhar o momento do parto, qual a importância do pai neste momento?

Não só pode como deve acompanhar o momento do parto. É superimportante a presença do acompanhante, do pai nesse momento do nascimento, para dar forças à gestante para que ela siga em frente, principalmente num parto normal, todo apoio psicológico, é necessário: participando ativamente, muitas vezes cortando o cordão umbilical, ou estar junto, ali, do lado recebendo o filho ou a filha que está chegando. Esse contexto todo de família, crescendo, é muito importante estar presente e participar ativamente.

Caso ele não queira acompanhar o que é possível fazer?

Caso ele não queira acompanhar o parto, já que alguma pessoa têm traumas – por exemplo, de ver sangue e passar mal –, o ideal seria ao longo do pré-natal ir conversando com obstetra, recomenda-se, às vezes, consultas com psicólogo para tentar tirar esse medo e para que no momento ele consiga estar presente. Eu mesmo já tive pacientes que os maridos não queriam estar junto e no final a gente conseguiu colocar em sala, muitas vezes não precisa deixar ali em cima vendo sangue, ou vendo o momento ali da saída do bebê, mas ele pode ficar atrás da cabeça da gestante, dando apoio para ela, fazendo uma massagem no ombro, acalentando, fazendo todo aquele ritual que de boas-vindas para a chegada do filho, é muito importante, ele pode ficar sentado numa cadeira lateralmente. Então, acho que nesse contexto é importante o pai estar presente, e se porventura ele não puder estar presente por algum motivo, a gestante tem direito sim a outro acompanhante, pode ser a mãe dela, uma amiga próxima, uma irmã, alguém que esteja junto dando todo esse apoio no momento do nascimento.

Encontre um especialista