Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Posso ter um parto natural dentro do hospital?

A escolha do tipo de parto pode tirar o sono de gestantes por causa das dúvidas e dos receios. Embora o Brasil seja o segundo país que mais faz cesáreas no mundo, segundo um estudo publicado na revista científica Lancet, atualmente há diversas opções para as futuras mamães. Se antes elas precisavam decidir apenas entre o normal ou a cesárea, já existem: humanizado, lótus, domiciliar, na água, de cócoras, desassistido e natural. Independentemente da decisão, o mais importante é que a sua vontade seja respeitada e priorizada.

Um dos partos que ganharam destaque é o natural, baseado em uma posição totalmente ativa da paciente. Trata-se do caracterizado pela ausência de intervenções médicas, como a administração de anestesia e medicamentos durante o procedimento. Ele pode ocorrer em casas especializadas e hospitais. Neste último caso, a unidade conta com uma estrutura especial para atender as necessidades de um parto natural, garantindo a segurança da mãe e do bebê.

Não é recomendável realizar o parto natural na residência. Isso porque não existe um suporte adequado para imprevistos e emergências, como o sofrimento fetal, a desistência da gestante e ainda nos casos em que o cordão umbilical está enrolado no pescoço da criança. A orientação é preferir locais seguros e especializados, como as maternidades.

Qual é a diferença entre parto normal, humanizado e natural?

Para que você entenda melhor sobre o parto natural, é preciso distingui-lo dos partos humanizado e normal, que são comumente confundidos. A principal diferença é que o parto normal costuma sofrer  interferências medicamentosas e instrumentais; já o natural é focado apenas no esforço da mãe, sem substâncias ou incisões na pele. O humanizado, por sua vez, se baseia no acolhimento e no respeito aos desejos da paciente, colocando-a como protagonista do seu próprio parto. Ele pode ser realizado tanto por via vaginal quanto cesárea.

Como é feito o parto natural hospitalar?

Para realizar o parto natural, o bebê precisa estar de cabeça para baixo e possuir medidas proporcionais à pelve da mãe, que não podem ultrapassar 4 kg. Também não deve ser uma criança prematura e a paciente tem de estar com a saúde em dia.

Como mencionado anteriormente, a gestante se mantém no centro do procedimento. Isso quer dizer que todo o esforço e processo são feitos apenas por ela, sem intervenção de médicos e enfermeiros. Apesar disso, o obstetra fica ao lado acompanhando tudo para assegurar maior segurança ao bebê e à mãe em caso de complicações.

No momento do parto, a paciente começa se posicionando da melhor forma, que pode ser sentada, deitada ou agachada. Para aliviar a dor e promover maior relaxamento, tendem a ser usadas técnicas naturais como massagens, aromaterapia, cromoterapia e banheira de água quente. Outros recursos também costumam estar presentes na sala do parto, como banquetas e bolas que ajudam na assistência.

Porém, a preparação pode começar antes mesmo do momento de dar à  luz. A fisioterapia pélvica, por exemplo,  facilita  a saída do bebê e reduz os riscos da necessidade  de uma episiotomia, corte realizado no períneo para aumentar o canal de parto. Além de fortalecer a pelve, essa especialidade também contribui para um melhor controle do corpo, para a  respiração adequada e a diminuição da dor.

nfelizmente, existem gestantes que não conseguem levar o parto natural adiante, mesmo com métodos como o banho de aspersão. Quando acaba o tempo intraparto e o bebê se encontra em situação de risco, a viabilidade de procedimentos como a cesariana é conversada com a paciente.

Saiba mais: Os benefícios da fisioterapia em gestantes e no pós-parto.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

Quais são os benefícios do parto natural?

O parto natural oferece todas as vantagens do parto normal, mas com um grande diferencial: não há necessidade de o corpo se recuperar dos efeitos da anestesia e dos medicamentos. Além disso, a probabilidade de sangramentos e infecções é  menor e a amamentação é melhorada. Outros benefícios relevantes são:

  • Geralmente, o recém-nascido vai direto para os braços da mãe;
  • O bebê é amamentado logo após o parto;
  • Aumenta o vínculo entre mãe e criança;
  • Reduz o risco de problemas respiratórios;
  • Estimula a formação do sistema imunológico;
  • Maior acolhimento e respeito aos desejos e à integridade da paciente;
  • Recuperação imediata, sem medo de dores ou abertura de pontos, por exemplo.

Onde fazer o parto natural?

Cuidadosamente projetada para atender pacientes e seus familiares em um dos momentos mais especiais de suas vidas, a Maternidade Star conta com um Centro de Parto Natural. As pacientes têm à disposição tudo o que precisam para a chegada do bebê com tranquilidade – inclusive uma sala operatória para atender eventuais intercorrências, garantindo toda a segurança necessária.

Durante sua estada, a gestante também terá a sua disposição uma equipe de fisioterapia pélvica e enfermeiras especializadas.

O Centro de Parto Natural tem oito salas que recebem luz natural, além de banheira e todos os recursos para facilitar a condução do trabalho de parto com segurança e respeito à privacidade da família. Ainda possui céu estrelado, bola suíça e até um sistema de áudio para ouvir a playlist que preferir durante o parto.

Após o nascimento, as mães recebem todo o suporte necessário para realizar a hora dourada, o contato pele a pele e a mamada na primeira hora, fortalecendo o vínculo entre o binômio.

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS