O exame estuda a região do plexo lombossacral, que envolve o dorso, coluna lombar, até o início da porção posterior das coxas.
A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM ou por ressonância nuclear magnética, é um exame que permite a visualização de estruturas anatômicas, como ossos e músculos, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos, sendo, portanto, menos invasiva.
Na ressonância magnética do plexo lombossacral, o exame foca na análise da região do plexo lombossacral, que envolve o dorso, a coluna lombar e a porção inicial da parte posterior das coxas.
A ressonância magnética do plexo lombossacral possibilita o estudo de condições que afetam essa região, como inflamações e estenoses no canal dos nervos que constituem a área, incluindo o nervo glúteo e o nervo ciático.
O exame de ressonância magnética do plexo lombossacral é realizado na máquina de ressonância magnética. O paciente se deita em uma maca, que desliza para dentro do aparelho circular. Durante o exame, é necessário permanecer imóvel para garantir a qualidade das imagens. O equipamento é seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética utiliza poderosos ímãs que criam um campo magnético, permitindo a composição de imagens detalhadas. Por esse motivo, é necessário remover objetos metálicos antes do exame. Outro recurso que contribui para a qualidade das imagens são as ondas de radiofrequência emitidas pelo aparelho.
As contraindicações para o exame incluem a presença de:
Especialistas como neurologistas, ortopedistas e médicos de outras áreas que tratam de condições musculoesqueléticas e neurológicas são os profissionais que geralmente solicitam este exame.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Ressonância Magnética do Plexo Lombossacral e as orientações para casos com anestesia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.