Neste exame, é feito um estudo completo do coração, avaliando sua estrutura, com destaque para a irrigação sanguínea do miocárdio.
A ressonância magnética do coração morfológico e funcional + perfusão + viabilidade miocárdica é um exame indolor e não invasivo, que estuda de forma completa o coração, avaliando sua estrutura, com destaque para a irrigação sanguínea do miocárdio.
Na chamada viabilidade miocárdica, é observada a presença de necrose no coração, que ocorre após infarto ou outros problemas no órgão, avaliando se a melhor conduta seria a revascularização ou o transplante cardíaco.
O exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita em uma maca que desliza para dentro de um aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Além disso, outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
É necessária a aplicação de contraste, uma substância que proporciona mais clareza e detalhamento às imagens obtidas pela ressonância.
O exame de ressonância magnética do coração morfológico e funcional + perfusão + viabilidade miocárdica serve para avaliar a anatomia, o funcionamento do coração e a perfusão sanguínea.
O procedimento identifica áreas do músculo cardíaco que podem não estar recebendo sangue suficiente, indicando a possibilidade de doença cardíaca isquêmica, além de verificar a viabilidade do tecido miocárdico após um evento cardíaco, como um infarto.
O exame de ressonância magnética do coração morfológico e funcional + perfusão + viabilidade miocárdica é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Além disso, outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
O exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica pode ser solicitado por um cardiologista. Esse especialista é responsável por diagnosticar e tratar doenças cardíacas e condições relacionadas.
Existe contraindicação para pacientes com dispositivos metálicos implantados, como estimuladores cardíacos, desfibriladores ou clipes de aneurisma. O procedimento também é desaconselhado para pessoas com claustrofobia severa, a menos que medidas de controle da ansiedade sejam tomadas. Além disso, em casos de insuficiência renal, o uso do contraste pode ser prejudicial.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Coração Morfológico e Funcional + Perfusão + Viabilidade Miocárdica.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.