Um exame não invasivo que permite avaliar as estruturas das articulações localizadas na região entre o sacro (porção inferior da coluna vertebral) e demais ossos da bacia.
Trata-se de um exame não invasivo e sem uso de radiação ionizante que permite avaliar as estruturas das articulações sacroilíacas, localizadas na região entre o sacro (porção inferior da coluna vertebral) e demais ossos da bacia.
Este tipo de ressonância magnética é utilizada principalmente para diagnosticar processos inflamatórios que afetam as articulações sacroilíacas, além de avaliar alterações mecânicas ou processos degenerativos.
O exame pode ser solicitado quando há suspeita de doenças que afetam a região das articulações sacroilíacas, especialmente em pacientes que apresentam sintomas como rigidez e dor local.
Ela pode auxiliar no diagnóstico de condições que cursam com sacroileíte, como a espondilite anquilosante, que são afecções inflamatórias que atingem a região.
Os resultados são analisados por um médico radiologista, que identifica possíveis anormalidades na região estudada. Para concluir o diagnóstico, avaliam-se também outros exames complementares e o quadro clínico do paciente. Desta forma, os achados variam para cada caso.
Diversos médicos especialistas podem solicitar a ressonância magnética das articulações sacroilíacas, incluindo reumatologistas e ortopedistas.
Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: 20 a 30 minutos.
Jejum: Não é necessário.
Contraindicações: não podem realizar o exame pacientes com alguns dispositivos metálicos corporais (haverá entrevista minuciosa de segurança, previamente), metais intraoculares (lentes de contato não geram interferências), cílios postiços ou colados, tatuagem ou micropigmentação feita há menos de quatro semanas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez, informar à equipe no local.
Exames anteriores: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes.
Outras informações: a orientação é não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem. Além disso, o paciente deve levar consigo todos os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.