Sinônimos
- Elastografia Hepática Pelo Metodo Fibroscan
- Elastografia Hepática Transitória
- Elastografia Hepática Isolada (sem Us)
O que é e como funciona o Fibroscan?
Também chamado de elastografia transitória (ET), o Fibroscan é um exame utilizado para avaliar a rigidez do tecido hepático. A técnica se baseia na formação de ondas elásticas de cisalhamento, geradas a partir de vibrações leves na pele, que se propagam até o fígado. A disseminação das ondas é acompanhada e medida por meio de ultrassom de baixa frequência.
Dessa forma, é possível calcular a elasticidade do fígado, de modo a identificar o grau de fibrose (cicatrização).
Para que serve o Fibroscan?
O Fibroscan é útil para avaliar a saúde do fígado, uma vez que mede o grau de rigidez do órgão. O exame é utilizado no diagnóstico e acompanhamento de doenças como esteatose hepática, hepatite B ou C e cirrose.
O Fibroscan detecta câncer de fígado?
O Fibroscan não é projetado especificamente para diagnosticar o câncer de fígado, mas pode auxiliar na identificação de fatores de risco para desenvolver tumores hepáticos, como fibrose avançada e cirrose.
Como é feito o Fibroscan?
O exame é rápido, indolor e não invasivo — ou seja, sem cortes, agulhas ou anestesias. O procedimento é semelhante a uma ultrassonografia tradicional, na qual o paciente permanece deitado enquanto o médico desliza o transdutor na região do abdômen, com duração de 5 a 15 minutos.
Qual é a diferença entre Fibroscan e elastografia hepática?
Esses termos estão relacionados, mas não são exatamente a mesma coisa. A diferença principal está no fato de que o Fibroscan é uma tecnologia específica, enquanto a elastografia hepática é uma definição mais ampla que engloba diferentes métodos usados para avaliar a elasticidade do fígado. Em suma, Fibroscan é uma das técnicas de elastografia.
Qual especialista pode solicitar o Fibroscan?
O Fibroscan pode ser solicitado por diferentes médicos especialistas, variando de acordo com o quadro clínico do paciente, como hepatologistas, gastroenterologistas e infectologistas.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
Preparativos para o exame
As orientações de preparo para realizar o Fibroscan incluem:
- fazer jejum de 6 horas para sólidos e 3 horas para líquidos (inclusive água);
- não ingerir bebidas alcoólicas e não utilizar paracetamol por 3 dias;
- trazer exames anteriores de imagem do abdome (ultrassonografia, elastografia, tomografia, ressonância) e de sangue (enzimas hepáticas transaminases, como TGO e TGP).
A preparação pode variar para cada paciente. Por isso, siga as indicações do seu médico ou do local onde o exame será realizado.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 31 3289-5000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 31 3289-5000.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!