QUALIDADE

A Rede D’Or São Luiz disponibiliza os mais avançados recursos da medicina que, aliados a uma visão inovadora da saúde, vão além do tratamento eficiente. A qualidade e segurança são fundamentais para nossas unidades hospitalares.

Para manter a melhoria contínua e reduzir os riscos relacionados a pacientes e profissionais, são feitos planejamentos e gerenciamentos dos processos clínicos e administrativos, além de um amplo programa de treinamento, capacitação profissional e motivação para que todos compreendam a sua importância na instituição.

Segurança do Paciente
No Hospital e Maternidade Brasil são estabelecidas sistemáticas para tratamento e prevenção de falhas, com aplicação de ferramentas para gerenciamento de riscos associados aos cuidados prestados. Além disso, fluxos e métodos são padronizados para execução das atividades clínicas e administrativas, evidenciados em documentos oficiais. O objetivo é fortalecer a interface entre profissionais de disciplinas diversas, com foco na integração assistencial e monitoramento contínuo dos resultados.

Acreditação
A acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.

Com caráter educacional e não fiscal, é um processo no qual uma entidade, geralmente não governamental, independente da instituição de saúde, executa uma avaliação para determinar se a instituição atende a uma série de padrões (requisitos) elaborados para melhorar a segurança e a qualidade do serviço.

A acreditação propicia um compromisso visível, por parte da instituição, de melhorar a segurança e qualidade do cuidado ao paciente, garantir um ambiente seguro, e trabalhar constantemente para reduzir os riscos aos pacientes e aos profissionais.

O objetivo da acreditação é incentivar a implementação de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde, promovendo a melhoria contínua da atenção prestada aos pacientes.

Acreditation Canada International
Acreditação internacional
A acreditação internacional é baseada na qualidade das instalações, segurança do paciente e gestão dos serviços prestados. O objetivo principal é estimular a melhoria contínua e sustentada nas instituições de saúde, por meio do emprego de padrões de consenso internacional.

O Hospital e Maternidade Brasil é membro integrante, desde 2015, do grupo de hospitais certificados pelo Acreditation Canada International, no Processo de Acreditação Internacional, metodologia Qmentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança da saúde.

É o único hospital da região a obter esse selo, que promove a melhoria contínua de todos os processos, da identificação correta dos pacientes ao entendimento das necessidades das pessoas assistidas, administração de medicamentos e demais procedimentos como higienização e protocolos internacionais de atendimento.