Esse exame analisa o VIII par, um nervo também chamado de nervo vestibulococlear e do labirinto.
O que é Pesquisa de Pares Cranianos Relacionados com o VIII Par?
A pesquisa de pares cranianos relacionados com o VIII par é um exame da área de Otorrinolaringologia que busca estudar o vestíbulo coclear, uma parte do corpo que é responsável pela audição e pelo equilíbrio.
Mais especificamente, esse exame analisa o VIII par, um nervo também chamado de nervo vestibulococlear e do labirinto.
O exame de pesquisa de pares cranianos relacionados com o VIII par costuma ser indicado para pacientes que relatam sintomas como enjoo, náusea e tontura, além de zumbido nos ouvidos e perda auditiva.
Como é feita a Pesquisa de Pares Cranianos Relacionados com o VIII Par?
O exame de pesquisa de pares cranianos relacionados com o VIII par é feito com o auxílio de um médico que orientará o paciente a fazer uma série de movimentos e a relatar como se sente e se consegue ouvir determinados sons.
Um dos testes que costumam ser incluídos na pesquisa de pares cranianos relacionados com o VIII par é o teste de Romberg. Nele, o paciente é orientado a ficar de pé, com os pés juntos e os braços colados ao corpo. O médico fica ao lado do paciente, com os braços ao seu redor e o paciente deve fechar os olhos. Caso o paciente caia mais para um lado do que para o outro, por exemplo, o médico consegue perceber se ele possui alguma lesão nos nervos do vestíbulo coclear.
O médico ainda utiliza um instrumento chamado diapasão para produzir vibrações próximo à face do paciente que deve relatar se consegue ouvir melhor de um lado ou de outro e se o som sai mais ou menos alto.
Para fazer a pesquisa de pares cranianos relacionados com o VIII par é recomendado sempre seguir as recomendações médicas, já que pode ser necessário suspender o uso de medicamentos ou evitar a realização de atividades físicas nos dias que antecedem o teste.
Para que serve a Pesquisa de Pares Cranianos Relacionados com o VIII Par?
Com a pesquisa de pares cranianos relacionados com o VIII par, o médico consegue avaliar o estado do labirinto e do vestíbulo coclear, de modo a confirmar ou descartar diagnósticos que estão relacionados a enfermidades como labirintite, neurinoma do acústico e Doença de Meniére.
Também é possível analisar em detalhe a perda auditiva, permitindo entender se há lesão nos nervos responsáveis pela audição e pelo equilíbrio do corpo.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 12 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4083-6700 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4083-6700.