O exame T4 livre é solicitado por um médico de confiança para avaliar o funcionamento da glândula tireoide ou mesmo como um simples exame de rotina para acompanhar o estado do paciente ou de tratamentos em andamento.
T4 livre é a sigla usada para a tiroxina livre, uma das substâncias produzidas pela tireoide, glândula em forma de borboleta localizada no pescoço. Essas partículas liberadas no corpo são essenciais para o funcionamento correto do metabolismo.
O T4 pode também ser identificado em sua forma ligada, o que significa que ele está ligado às proteínas. A forma livre da substância, como o próprio nome indica, encontra-se sem ligações na corrente sanguínea.
O médico deve solicitar o exame T4 livre para avaliar o funcionamento da glândula tireoide. Ele pode ser pedido como um exame de rotina ou para acompanhar tratamentos em andamento.
Quando o resultado está acima do normal, o metabolismo do paciente pode ficar acelerado demais, resultando em hipertireoidismo. Se a produção estiver abaixo do normal, o sistema fica mais lento e pode gerar um quadro de hipotireoidismo.
A verificação dos níveis de T4 livre consiste em um exame de sangue simples. O responsável retira uma pequena amostra de sangue do paciente e a envia para análise em laboratório. É importante lembrar que somente um especialista pode conferir o resultado do exame e definir o diagnóstico.
Jejum aconselhado de 4 horas. Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano, o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.
Recomendamos a suspensão do uso de Biotina, bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta. Sinalizar uso de demais medicações de uso contínuo.
Se indicado pelo médico, realizar jejum alimentar por 4 horas antecedentes a coleta.
Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.
Se indicado pelo médico, realizar jejum alimentar por 4 horas antecedentes a coleta.
Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.
Anotar medicamentos em uso nos últimos 30 dias
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000.
Hospital Santa Cruz
Segunda a sexta, 07h às 17:30. Sábados, domingos e feriados sem funcionamento.
Av. do Batel, 1889, Batel – Curitiba – PR. CEP 80420-090.