A biópsia é um procedimento que consiste na retirada de fragmentos de um órgão ou tecido para a realização de exames para análise de um médico patologista a fim de investigação de doença que ocorre em um paciente – seja maligna ou benigna.
A biópsia é um tipo de procedimento médico minimamente invasivo que busca remover um pedaço de tecido do corpo do paciente para que ele possa ser analisado em laboratório e, em seguida, utilizado para diagnóstico.
Esse tecido pode advir, por exemplo, de um crescimento de algo anormal no corpo do paciente, que precisa ser investigado para descartar a possibilidade de câncer e indicar um tratamento adequado.
A biópsia pode ser feita antes ou após a remoção total dessa massa estranha e também por outros motivos, que vão além de um crescimento anormal no corpo. Receber o pedido médico para a realização de uma biópsia não significa, necessariamente, que há suspeita de câncer.
Ela pode ser realizada em todos os pontos do corpo e é um procedimento médico bastante comum que serve como um auxílio na hora de fechar um diagnóstico e indicar a trilha de tratamento mais adequada para o paciente.
Existem diferentes métodos de biópsia, que dependem, por exemplo, da localização do material a ser analisado. Algumas são leves raspagens da pele, enquanto outras requerem a realização de exames, como a endoscopia, para obter uma amostra do interior do sistema digestivo do paciente. Existe ainda a core biopsy, em que uma agulha é inserida no corpo da pessoa, na direção do lugar onde se deseja puncionar, com o objetivo de remover uma amostra do local.
Há outros tipos de biópsias que podem ser feitas, como:
A biópsia é uma parte do processo de investigação de alguma doença, sendo solicitada após a realização de determinado exame de imagem sempre que houver a necessidade de esclarecer alguma suspeita diagnóstica. Isso serve para a elaboração de um diagnóstico mais preciso ao ser analisada por um especialista. Contudo, a biópsia é ainda indicada para as mais diferentes especialidades.
E essa necessidade nem sempre diz respeito a algo grave. O exame pode ser indicado para enfermidades simples, como verrugas, e até mesmo para diagnosticar gastrite, durante o exame de endoscopia.
A biópsia pode ser realizada em âmbito ambulatorial – dependendo do caso, com anestesia local – ou ainda em centro cirúrgico, com todo aparato necessário a um procedimento de média e alta complexidade. As amostras retiradas do organismo do paciente são estudadas e, por meio delas, os especialistas conseguem definir um protocolo de tratamento mais adequado para cada caso, a fim de obter melhores resultados no tratamento e no cuidado cirúrgico, quando indicado.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000.