Este procedimento permite que o médico localize o nódulo no corpo do paciente durante a cirurgia, o que facilita a sua retirada completa.
É um procedimento médico feito em consultório, e serve para localizar e sinalizar nódulos pequenos, que não são identificados apenas com o exame físico.
Com a marcação feita previamente, as chances de sucesso da cirurgia aumentam e é possível realizar procedimentos cirúrgicos de menor porte.
Geralmente, a marcação pré-cirúrgica por ultrassonografia é indicada para pacientes com nódulos suspeitos na mama.
O procedimento é realizado da mesma forma que uma ultrassonografia tradicional. A diferença está no momento da marcação.
Quando é encontrado um nódulo, o médico faz uma anestesia local e insere no paciente uma agulha fina, que vai desde a pele até o meio do nódulo. Em seguida, a agulha é retirada, permanecendo apenas um fino fio de metal que servirá como guia durante a cirurgia. Essa marcação também pode ser feita com corantes.
No dia em que for realizar a marcação para nódulo, é importante levar a mamografia e outros exames de imagem feitos anteriormente.
A marcação pré-cirúrgica permite que o médico localize o nódulo no corpo do paciente durante a cirurgia, o que facilita a sua retirada completa.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (41) 3312-3000.