Home / - Exames e Procedimentos /
- Medicina Nuclear /
- Cintilografia com Gálio 67 (corpo Total)
Cintilografia com Gálio 67 (corpo Total)
O que é Cintilografia com Gálio-67?
A Cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos. Conforme os compostos radioativos se movimentam na circulação, é possível obter imagens e fornecer diagnóstico preciso.
Na Cintilografia com Gálio-67, o medicamento, composto por uma variação do elemento químico gálio, permite obter dados na busca por tumores e infecções diversas.
Para quem é indicado o exame de Cintilografia com Gálio-67?
Esse exame, geralmente, é recomendado para pacientes com febre de origem indeterminada, portadores de linfomas ou no rastreamento para câncer.
Como é feito o exame de Cintilografia com Gálio-67?
Na Cintilografia com Gálio-67, o paciente recebe uma dose de medicamento contendo gálio ou variações. O remédio pode ser administrado por via oral ou endovenosa.
Depois, é encaminhado para o exame de raios X, que capta imagens em tempo real, para estudar os pontos onde o gálio se acumulou. As imagens podem ser feitas logo após a administração do gálio ou em outras janelas de tempo, conforme recomendação. Pode ser que as imagens sejam coletadas em mais de uma ocasião.
Em um exame de Cintilografia com Gálio-67, o paciente talvez precise retornar à clínica por até cinco dias seguidos.
Dependendo do ponto onde o gálio se acumula, podem ser detectadas condições adversas que precisem de exames adicionais para o diagnóstico.
Para que serve o exame de Cintilografia com Gálio-67?
O exame de Cintilografia com Gálio-67 ajuda a confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas de tumores e infecções.
Entre as principais indicações de realização do exame Cintilografia com Gálio-67, temos:
- diagnóstico de febres de origem desconhecida;
- avaliação de infecções nos ossos;
- avaliação de inflamações que acometem o pulmão e de doenças como pneumonite, fibrose pulmonar e asbestose;
- avaliação de sarcoidose;
- avaliação de câncer de pulmão;
- avaliação de linfomas, melanomas e mesoteliomas;
- avaliação de cardites.
Mulheres grávidas podem fazer o exame de Cintilografia com Gálio-67?
Não. O exame de Cintilografia com Gálio-67 é contraindicado para pacientes grávidas ou lactantes. Consulte o seu médico sobre a viabilidade deste exame.
Existem efeitos colaterais no exame Cintilografia com Gálio-67?
Reações adversas são muito raras no exame de Cintilografia com Gálio-67. Alguns pacientes podem sentir efeitos colaterais como:
- febre baixa;
- calafrios;
- dor de cabeça;
- náuseas;
- vômitos;
- erupções cutâneas;
- desmaios;
- taquicardia.
Existe algum risco em fazer o exame de Cintilografia com Gálio-67?
Não. A radiação utilizada é bastante baixa, apenas o suficiente para auxiliar a coleta de imagens, e não causa nenhum prejuízo à saúde do paciente.
Preparativos para o exame
Não existe um preparo específico para o exame de Cintilografia com Gálio-67. No entanto, recomenda-se que o paciente adote uma dieta rica em líquidos e fibras antes de fazer o exame, além de evitar outros exames que usam contraste e medicamentos, como o gadolínio.
Em alguns casos específicos, após receber a injeção do medicamento de Gálio-67, o paciente pode ter que ingerir laxativos, que permitem uma melhor visualização de sua região abdominal.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3261-3000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3261-3000.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!