Qualidade

A Rede D’Or São Luiz disponibiliza os mais avançados recursos da medicina que, aliados a uma visão inovadora da saúde, vão além do tratamento eficiente. A qualidade e segurança são fundamentais para as unidades hospitalares.

Para manter a melhoria contínua e reduzir os riscos relacionados a pacientes e profissionais, são feitos planejamentos e gerenciamentos dos processos clínicos e administrativos, além de um amplo programa de treinamento, capacitação profissional e motivação para que todos compreendam a sua importância na instituição.

Acreditação internacional

A acreditação internacional é baseada na qualidade das instalações, segurança do paciente e gestão dos serviços prestados. O objetivo principal é estimular a melhoria contínua e sustentada nas instituições de saúde, por meio do emprego de padrões de consenso internacional.

O Hospital São Luiz unidade Itaim acreditado, desde 2014, pela Joint Commission International (JCI), uma das certificações mais importantes do mundo. O criterioso selo atesta a excelência da unidade em qualidade do atendimento hospitalar e segurança do paciente. A certificação é baseada em rígidos critérios de qualidade em saúde e se tornou referência no mundo todo. O modelo é construído sobre a filosofia de melhoria contínua da qualidade no atendimento, transferência de conhecimento e desenvolvimento de competências dentro de uma equipe de trabalho multidisciplinar.

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

O São Luiz estabelece políticas e procedimentos para assegurar a conformidade com as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, determinadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Joint Commission International.

Meta 1: Identificar corretamente todos os pacientes antes da realização de procedimentos, de tratamentos e de exames.
Meta 2: Melhorar a comunicação entre os profissionais, especialmente nas ordens verbais e telefônicas.
Meta 3: Melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância, com foco nos eletrólitos de alta concentração.
Meta 4: Assegurar a realização de cirurgias em local de intervenção determinado, procedimento e paciente corretos, marcação do local de cirurgia e realizar check-list de cirurgia segura.
Meta 5: Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de Saúde, por meio da higienização das mãos.
Meta 6: Reduzir o risco de lesões ao paciente decorrentes de quedas.